Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Palestra sobre cuidados com manipulação da carne nas feiras livres acontece nesta terça-feira (14) na Univasf

publicado: 13/06/2022 11h58 última modificação: 13/06/2022 11h58
Renata Freitas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará nesta terça-feira (14) o segundo encontro do projeto de extensão “Capacitação dos Setores da Cadeia Produtiva e Comércio da Carne Petrolinense para Boas Práticas de Fabricação”. O evento discutirá os cuidados com a manipulação da carne e com a higiene pessoal, da barraca e dos instrumentos utilizados nas feiras livres. A palestra é direcionada aos feirantes e marchantes e será realizada no auditório da biblioteca do Campus Sede, em Petrolina (PE), a partir das 9h30.

Coordenado pelo professor do Colegiado de Zootecnia, Rafael Torres, o projeto de extensão conta com a participação de discentes dos cursos de graduação de Zootecnia e Medicina Veterinária e dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Animal e em Ciências Veterinárias no Semiárido. A iniciativa acontece em parceria com a Prefeitura de Petrolina, por meio da Vigilância Sanitária.

O professor Rafael Torres explica que o projeto visa capacitar todos os agentes envolvidos com a cadeia produtiva da carne no munícipio de Petrolina, como marchantes, funcionários dos abatedouros, feirantes e manipuladores de carne de açougues e mercados. As atividades do projeto tiveram início em maio, com a realização do primeiro encontro, que debateu os cuidados antes do abate dos animais e com o processamento das carcaças. Torres adianta que o projeto também prevê atividades de conscientização voltadas aos consumidores para tratar da importância da segurança e procedência das carnes.

registrado em: , , ,