Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Palestra sobre universidades públicas e cortes orçamentários acontece em 1º de agosto

publicado: 25/07/2022 12h26 última modificação: 25/07/2022 12h26
Júlia R. Mendes

“A importância das universidades públicas e as consequências dos cortes orçamentários” é o título da palestra que será promovida pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) na próxima segunda-feira (1º). O evento é uma iniciativa dos Colegiados dos cursos de Química e de Ciências da Natureza e visa debater sobre políticas educacionais e financiamento da educação pública no Brasil. A palestra será realizada a partir das 19h, pelo canal do Colegiado de Química no YouTube. As inscrições podem ser efetuadas gratuitamente até o dia do evento.

Estudantes de graduação, professores e técnicos administrativos em educação podem se inscrever pelo site do evento. A palestra busca criar um espaço de interlocução entre os estudantes da Univasf dos cursos de Ciências da Natureza, Campus Senhor do Bonfim (BA) e Campus Serra da Capivara (PI), e do curso de Licenciatura em Química, do Campus Serra da Capivara. A palestrante convidada é a professora Rucilana Bezerra Cabral, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O evento conta com a organização dos docentes Thiago Pereira da Silva e Albano de Goes Souza, do Colegiado de Química, e Jocilene Gordiano Lima Tomaz Pereira, do Colegiado de Ciências da Natureza, que realizará a mediação.

A professora Jocilene ressalta que é de grande importância ter a participação do público nesse momento. “A palestra irá discutir a relevância da universidade para a sociedade, apontando os impactos que esses cortes orçamentários estão causando na pesquisa, ensino e extensão, e principalmente, na formação de profissionais com competência técnica, científica e social, para o enfrentamento dos desafios impostos pela sociedade”, afirma.