Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Periódicos científicos da Univasf sobem de nível na avaliação da Capes

Notícias

Periódicos científicos da Univasf sobem de nível na avaliação da Capes

publicado: 28/01/2026 09h05 última modificação: 28/01/2026 09h05

Quatro revistas científicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) elevaram seus estratos no novo Qualis (2021–2024), avaliação quadrienal realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A Revasf, que no último Qualis (2017–2020) estava classificada no nível B4, passou para A4; a Extramuros avançou de B3 para B1; a Dramaturgia em Foco subiu de B3 para B2; e a Revista Verde, que não existia na avaliação anterior, estreou com a classificação B4.

A Classificação de Periódicos da Capes é definida a partir da análise de diferentes critérios de avaliação. Ao todo, o Qualis possui dez níveis, que variam de A1 a A4, B1 a B5, além do nível C, correspondente à classificação mais baixa. “O resultado da avaliação demonstra como os editores de revistas da Univasf estão trabalhando, cada um em sua revista, com dedicação e qualidade, incentivando mais docentes e discentes dos programas de pós-graduação a procurarem os periódicos”, afirmou o editor-chefe da Dramaturgia em Foco, o docente Fulvio Torres Flores.

“A Dramaturgia em Foco iniciou suas publicações em 2017, com periodicidade semestral. Ao longo desses anos, foram publicados mais de 200 textos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros”, destaca Flores. Segundo ele, a nova classificação amplia a visibilidade da revista e dos estudos sobre dramaturgia. “Soma-se a isso o fato de ser também uma demonstração de que o trabalho realizado em equipe tem sido consistente e de qualidade”, completa.

A professora do Colegiado de Enfermagem Ana Dulce Batista dos Santos, que atuou como editora-chefe da Extramuros até novembro do ano passado, avalia que a melhora no conceito reflete o aumento do impacto e da visibilidade da revista junto aos programas de pós-graduação, mesmo não sendo vinculada a um programa específico. “Esse avanço representa o crescimento da revista e um impacto positivo na visibilidade das ações de extensão, especialmente quando articuladas com a pós-graduação”, comenta.

Para o editor-chefe da Revasf, Marcelo Silva de Souza Ribeiro, a elevação dos níveis dos periódicos vinculados à Univasf gera impactos positivos ao fortalecer a pós-graduação institucional. Segundo ele, os programas passam a contar com veículos qualificados para publicação e circulação do conhecimento, o que impacta diretamente a capacidade das revistas de captar recursos institucionais e de fomento governamental. “Além disso, amplia a visibilidade científica da Univasf, projetando a universidade nos cenários nacional e internacional e valorizando o trabalho docente e discente, especialmente de editores, parcerias e autores vinculados à instituição”, conclui.

Os quatro periódicos possuem características distintas e abrangem diferentes áreas do conhecimento. A Revasf publica artigos no campo da educação, em uma perspectiva interdisciplinar. A Extramuros apresenta conteúdos interdisciplinares diretamente relacionados às áreas temáticas do Plano Nacional de Extensão. A Dramaturgia em Foco reúne trabalhos que analisam textos teatrais ou estabelecem comparações entre o texto teatral e outros textos literários, artes e mídias. Já a Revista Verde (RV) é uma publicação semestral vinculada ao Programa Escola Verde e ao Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental Interdisciplinar, reunindo textos de diferentes áreas do conhecimento relacionados às problemáticas socioambientais e à sustentabilidade.

As publicações têm como objetivo contribuir para a divulgação científica de pesquisas e experiências desenvolvidas dentro e fora da universidade. Todas as revistas da Univasf podem ser consultadas no site de periódicos da instituição.