Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisa com servidores e estudantes da Univasf visa avaliar impacto da pandemia nas atividades de trabalho e estudo

publicado: 15/10/2020 12h19 última modificação: 15/10/2020 12h19
Layla Shasta

O estudo é organizado por um grupo de pesquisadores formado por docentes e discentes do Colegiado de Psicologia da Univasf, além de uma servidora da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe). Para participar, basta preencher o formulário eletrônico. Os voluntários devem ser maiores de 18 anos e possuir vínculo ativo com a Univasf. A pesquisa visa atingir o número de 106 docentes, 201 TAEs e 340 estudantes participantes. Os resultados serão usados para traçar o perfil da comunidade acadêmica quanto à produtividade, condições de trabalho e atividades remotas.

A docente do Colegiado de Psicologia e coordenadora da pesquisa, Júnnia Moreira, explica que algumas pesquisas já realizadas por outros estudiosos além de apontar que a pandemia e o isolamento social influenciaram na produtividade de pesquisadores e estudantes, destacaram que o trabalho remoto pode ser impactado por diferentes tipos de interferências, a depender de variáveis como gênero, raça, maternidade e paternidade. Segundo a professora, a ideia da realização da pesquisa, através de perguntas de múltipla escolha relacionadas à rotina de trabalho e outras atividades, surgiu a partir destas concepções, com o objetivo de verificar em que medida isso acontece na Univasf.

Além de Júnnia, a comissão responsável pela pesquisa é formada pelas professoras do Colegiado de Psicologia Sâmella Vieira, Mônica Tomé, Ivani Brys e Mariana de Souza, a servidora da Progepe Aline Guedes e as estudantes de Psicologia Barbara Cazé, Ana Karoline da Nóbrega e Samara Rocha.