Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisa de estudantes da Univasf é premiada no I Simpósio Internacional de Ciências do Desporto

publicado: 08/05/2024 11h17 última modificação: 08/05/2024 11h17

Pesquisadores da Univasf apresentaram 11 trabalhos no evento.

Avaliar a coordenação motora de crianças com idade entre 5 a 14 anos que praticam diferentes modalidades esportivas em escola foi o objetivo da pesquisa premiada com o 3º lugar geral de apresentação oral no I Simpósio Internacional de Ciências do Desporto. O trabalho “Comparação da Coordenação Motora entre Crianças Praticantes de Judô e Balé em Ambiente Escolar” foi realizado por estudantes do Programa de Educação Tutorial (PET-Biomecânica) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), e apresentado pelo estudante do 5º período do curso de Bacharelado em Educação Física, Vinicios Lima de Araújo. O evento foi realizado entre os dias 10 e 12 de abril, em Fortaleza (CE).

A pesquisa, premiada entre os 192 trabalhos apresentados, é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do também estudante de Educação Física Allison Gonçalves Nascimento. Além de Nascimento, a realização da pesquisa contou com a participação de outros estudantes do curso e voluntários no projeto: Juan Victor Duarte Teixeira, William Araujo Candido, Francisca Ivanecia Pereira Silva, Flavio de Souza Araujo, Vinicios Lima de Araújo e do coordenador, Rodrigo Carvalho. Participaram do Simpósio quatro integrantes do PET-Biomecânica e seis integrantes do Grupo de Pesquisa em Prática Baseada em Evidências (GP.PBE), que é liderado pelos professores Rodrigo Carvalho e Fabíola Bertu, do Colegiado de Educação Física (Cefis). No total, foram apresentados 11 trabalhos na modalidade oral.

Equilíbrio, ritmo, força, lateralidade, velocidade e agilidade são os componentes que envolvem o Teste de Coordenação Corporal para Crianças (KTK), método utilizado pela equipe ao avaliar os participantes. A pesquisa foi realizada em uma escola particular de Petrolina (PE), que oferece aos estudantes diversas modalidades esportivas em turnos opostos às aulas. O KTK é dividido em quatro testes diferentes: andar para trás numa trave de equilíbrio de diferentes larguras; mover-se lateralmente sobre plataformas; saltos monopedais em altura e saltos verticais com os dois pés juntos. A realização do estudo proporcionou aos pesquisadores um maior embasamento técnico-científico sobre como avaliar e classificar a coordenação motora em crianças.

Segundo o estudante Vinicios de Araújo, o estudo verificou que crianças possuem notáveis níveis de coordenação motora durante a realização de atividades, independente da modalidade esportiva. “Essa pesquisa é de grande importância para a comunidade, pois mostra que crianças que praticam atividades físicas, seja durante a aula de educação física ou em alguma escolinha esportiva, desenvolvem melhor a coordenação motora”, afirma o discente.

Para o professor Rodrigo Carvalho, que também integra o Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Univasf, a premiação reafirmou a importância dos trabalhos desenvolvidos, tanto para a ciência quanto para a formação dos estudantes. Ele destaca ainda que a participação no evento contribuiu para o fortalecimento e a união entre os integrantes do PET-Biomecânica e do GP.PBE.

“Foi uma experiência incrível, principalmente por ter sido a primeira viagem para um evento científico com a participação dos estudantes pós-pandemia. Além de apresentarem os trabalhos, eles puderam estar em contato com estudantes de Educação Física de diferentes estados e conversar com pesquisadores de outros países, como Portugal e Espanha”, comenta o docente.