Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PET-Biomecânica da Univasf apresenta pesquisas em eventos internacionais e nacional

Notícias

PET-Biomecânica da Univasf apresenta pesquisas em eventos internacionais e nacional

publicado: 02/10/2026 11h06 última modificação: 02/10/2026 11h12


O PET-Biomecânica apresentou 10 resumos no II Simpósio Internacional de Ciências do Desporto.

O Programa de Educação Tutorial em Biomecânica (PET-Biomecânica) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) participou de três eventos científicos nacionais e internacionais entre agosto e setembro, com a apresentação de pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas do grupo. A participação incluiu a apresentação de 10 resumos no II Simpósio Internacional de Ciências do Desporto e de trabalhos no XV International Symposium of Biomechanics and Medicine in Swimming (BMS 2026), além da conquista do vice-campeonato na modalidade Acadêmico dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) pelo bolsista Caio Vinícius da Silva Souza.

No II Simpósio Internacional de Ciências do Desporto, realizado de 2 a 4 de setembro, em Fortaleza (CE), o grupo participou com oito bolsistas do programa, além do mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Univasf, Benjamim de Aquino Santos, e do professor Rodrigo Gustavo da Silva Carvalho, coordenador do PET-Biomecânica e docente do Colegiado de Educação Física (Cefis) e do PPGEF.

Benjamim Santos apresentou, na modalidade comunicação oral, o trabalho “Comparação do Índice de Força Reativa entre praticantes de CrossFit e musculação”. Ele integrou o PET-Biomecânica durante grande parte da graduação. Dois anos após participar da primeira edição do Simpósio Internacional de Ciências do Desporto como graduando, ele retornou ao evento como mestrando, apresentando uma pesquisa desenvolvida pelo grupo.

“Voltar ao simpósio agora, depois de dois anos, apresentando um trabalho do nosso grupo, não só reflete a contribuição desses eventos, como também representa um marco importante do meu percurso até aqui”, destaca Santos.

O estudante Caio Vinícius da Silva Souza participou do XV International Symposium of Biomechanics and Medicine in Swimming (BMS 2026), realizado de 7 a 11 de setembro, em Porto Alegre (RS). Na ocasião, apresentou dois trabalhos na modalidade pôster, ambos desenvolvidos pelo PET-Biomecânica.

O primeiro, intitulado “Changes in functional capacity over time in participants of an aquatic exercise program: a longitudinal study”, investigou as mudanças na capacidade funcional de participantes de um programa de exercícios aquáticos oferecido ao público externo por meio de um projeto de extensão do grupo. O segundo, “Effect of different recovery intervals on repetition performance during aquatic HIIT in physically active men”, analisou o desempenho em repetições durante sessões de treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) em meio aquático, considerando diferentes intervalos de recuperação.

Souza também representou a Univasf nos Jogos Universitários Brasileiros, realizados em Goiânia (GO), entre 23 de agosto e 5 de setembro, e conquistou o vice-campeonato na modalidade Acadêmico. Nessa categoria, os participantes elaboram um artigo científico relacionado ao esporte e o apresentam oralmente. O estudante apresentou o trabalho “Predição de lesões considerando a tomada de decisão e capacidades físicas em atletas de futebol: uma abordagem utilizando algoritmos de aprendizado de máquina”.

Para o estudante, o resultado representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo grupo de pesquisa. “É muito gratificante levar o nome da minha universidade para um pódio de competição nacional e também levar o nome do meu grupo de pesquisa. Isso mostra o quanto estamos dedicados e buscando contribuir com a ciência na Educação Física e na região”, afirma.

O coordenador do PET-Biomecânica, Rodrigo Carvalho, destaca que a participação em eventos científicos amplia o contato dos estudantes com pesquisas desenvolvidas em outras instituições e países. Segundo ele, essas experiências favorecem a troca de conhecimentos, a criação de conexões acadêmicas e o contato com diferentes metodologias e perspectivas de investigação, além de fortalecer a presença da Universidade no cenário científico.

"O contato com pesquisadores de diferentes realidades amplia a visão sobre a área, permite conhecer novas possibilidades de pesquisa e pode gerar futuras parcerias”, conclui o professor.