Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PET-Educação Física da Univasf promove aulas online de exercícios físicos

PET-Educação Física da Univasf promove aulas online de exercícios físicos

publicado: 02/06/2020 17h05 última modificação: 02/06/2020 17h10
Layla Shasta

O Programa de Educação Tutorial em Educação Física (PET-Educação Física), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), está promovendo aulas online de atividade física para a comunidade se exercitar em casa. As aulas são gratuitas e são ministradas ao vivo, via videoconferência, nas terças e quintas-feiras, a partir das 17h30. Originalmente realizado de forma presencial, o objetivo do projeto com esta nova ação é promover saúde para a população durante a atual necessidade de distanciamento social.

Alongamento, ginástica, exercícios funcionais e com música são algumas das atividades que serão lecionadas pela equipe do projeto. Para participar, os interessados devem se cadastrar através de um formulário online, respondendo ao Questionário de Prontidão para Atividade Física (PAR-Q). Além disso, para acessar as aulas, os participantes devem encaminhar uma mensagem para o WhatsApp (87) 9 9943-8686, solicitando o link para a videoconferência de cada dia, que acontece através do aplicativo Zoom.

As atividades físicas são orientadas por estudantes e professores do curso de Educação Física da Univasf, integrantes da equipe do grupo PET. De acordo com o professor do Colegiado de Educação Física (Cefis) e tutor do projeto, Sergio Moreira, os benefícios de participar de aulas como estas estão relacionados aos efeitos positivos da atividade física no organismo humano­, como o aumento de capacidade do sistema imunológico, o que, segundo ele, é de extrema importância neste momento de pandemia. “Além disso, o isolamento social pode prejudicar variáveis cognitivas e comportamentais do ser humano, contudo, reuniões com encontros virtuais entre pessoas podem atuar minimizando tais efeitos. Somado à atividade física, o resultado pode ser melhor ainda”, afirma o docente.