Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Plano Nacional de Pós-Graduação, Internacionalização e Inovação são temas debatidos na abertura do período 2023.1 da pós-graduação

publicado: 20/03/2023 12h42 última modificação: 20/03/2023 12h42
Júlia Mendes

Evento reuniu estudantes, docentes e técnicos dos programas de pós-graduação.

Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), Internacionalização e Inovação. Estas foram as temáticas discutidas na manhã da última sexta-feira (17) na Aula de Abertura do período letivo 2023.1 da pós-graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI), aconteceu no Cineteatro, no Campus Sede, em Petrolina (PE), e contou com a presença de discentes ingressantes e veteranos, docentes e técnicos.

Também participaram da aula de abertura o reitor pro tempore, Julianeli Tolentino de Lima, e a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Patrícia Nicola. A programação contou com a realização de uma mesa redonda, que teve como debatedores convidados os professores Mateus Matiuzzi, do Programa de Ciências Veterinárias no Semiárido (PPGCVS); Vespasiano de Paiva Neto, do Programa de Pós-Graduação em Agronomia – Produção Vegetal (PPGA-PV); e Daniel Costa, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA).

O professor Mateus Matiuzzi apresentou algumas ações previstas no novo PNPG, que está em desenvolvimento. Ele ressaltou que é importante que os estudantes se informem sobre o documento. “O PNPG é o plano que nos guia dentro da pós-graduação. Para o estudante que está ingressando, é importante entender como funciona o sistema que ele está se inserindo e para onde ele irá caminhar”, frisou. O professor Vespasiano de Paiva Neto falou sobre a importância e os caminhos para a internacionalização na pós-graduação. Já o professor Daniel Costa, que é coordenador de Empreendedorismo e Incubação do Núcleo de Inovação (NIT), abordou a temática da Inovação. As apresentações foram seguidas de um debate com os presentes.

Entre os participantes presentes no evento estava Millena Coelho, ingressante na Residência em Enfermagem em Urgência e Emergência no Hospital Universitário (HU-Univasf). Formada pela Univasf, Millena contou que tem altas expectativas para a residência e que sempre teve afinidade com a área. “Eu sei que o HU pode nos proporcionar acesso a diversos conhecimentos e é um ambiente para conhecermos de fato como funciona o sistema público de saúde. Além disso, espero provocar mudanças na área e realizar mais que apenas só o atendimento”, disse.

Para a vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Agronomia – Produção Vegetal (PPGA-PV) da Univasf, Márkilla Zunete Beckmann Cavalcante, proporcionar esses momentos de integração dentro da Universidade é importante. “É uma forma de divulgar nossos programas e o que está sendo produzido dentro deles. As palestras são de temas de relevância e que nos trazem atualizações de como estão os programas de pós-graduação, de forma a atrair jovens que buscam uma qualificação”, pontuou.

O reitor pro tempore Julianeli Tolentino de Lima destacou o crescimento dos programas de pós-graduação da Univasf. “Nossa missão, enquanto Universidade pública federal, vai além da graduação. No passado, tínhamos apenas cinco pós-graduações e hoje contamos com 18 programas, dos quais 17 mestrados, quatro doutorados e 24 cursos de especialização. São mais de mil estudantes nos nossos cursos de pós-graduação. Isso significa que a Univasf está proporcionando cada mais oportunidades de qualificação para profissionais da nossa região”, disse.

O vídeo com a transmissão do evento está disponível no canal da TV Caatinga no Youtube.