Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Plataforma Agritech.NE está com inscrições abertas para projetos de inovação nas áreas de caprinovinocultura e fruticultura

Notícias

Plataforma Agritech.NE está com inscrições abertas para projetos de inovação nas áreas de caprinovinocultura e fruticultura

publicado: 31/05/2022 12h37 última modificação: 31/05/2022 12h37
Renata Freitas

Desenvolver competências para a formação empreendedora e capacitar profissionais para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) voltadas às cadeias produtivas da caprinovinocultura e da fruticultura irrigada na região do Vale do São Francisco. Este é o objetivo do Programa de Capacitação da Plataforma Agritech.NE, que realiza uma seleção de projetos de inovação com foco na solução de desafios para essas duas áreas. Serão selecionados até 40 projetos para participar do programa. As inscrições são gratuitas e estão abertas até as 17h desta sexta-feira (3).

Uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Rota TIC Mangue Digital, a Plataforma Agritech.NE conta com a parceria de várias instituições de ensino e pesquisa, entre as quais a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Semiárido), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae-PE). As inscrições devem ser feitas por meio deste link, onde também está disponível o edital de Chamada Pública Nº 2/2022, que regula a seleção.

O programa de treinamento da Plataforma Agritech.NE contará com uma fase prévia e outras duas fases, com etapas de seleção específicas para cada uma. Podem participar desta fase, projetos provenientes de pessoas físicas e jurídicas de todo o país, com pelo menos um representante do estado de Pernambuco ou da Bahia. Os times devem ter de três a cinco participantes, com idades a partir de 18 anos.

“O programa visa incentivar a formação e o desenvolvimento de startups para atuar junto às cadeias produtivas locais no Vale do São Francisco, habilitando os participantes a desenvolver e utilizar as TICs 4.0 para vencer desafios locais”, destaca a pesquisadora da Embrapa Semiárido Daniela Campeche, uma das coordenadoras do programa, responsável pela meta de formação de startups. Terão prioridade, iniciativas provenientes dos municípios de Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Juazeiro, Sobradinho, Curaçá e Casa Nova, que pertencem à Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento do Polo Petrolina e Juazeiro (RIDE), e iniciativas presentes na proximidade dos Co-workings da Plataforma Agritech.NE - Recife (UFRPE) e Petrolina (UPE).

Os projetos selecionados receberão capacitação e mentorias on-line, com possibilidade de encontros presenciais nos espaços de Cooworking em Petrolina e Recife, com foco no entendimento da jornada do problema, modelagem de negócios, definição do modelo e estratégia de validação da solução, durante um período de até três meses. No total, o Programa de Capacitação da Plataforma Agritech.NE terá 12 meses de duração com diversas atividades. Mais informações estão disponíveis no edital e no Instagram da Plataforma Agritech.Ne.