Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Policlínica da Univasf é apresentada à comunidade acadêmica

Policlínica da Univasf é apresentada à comunidade acadêmica

publicado: 23/03/2017 16h20 última modificação: 23/03/2017 16h20
Brena Souza

Uma visita à Policlínica da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foi realizada na manhã de ontem (22) com a participação da comunidade acadêmica. A visita à nova unidade de saúde foi guiada pelo superintendente do Hospital Universitário (HU-Univasf), Ronald Mendes, e contou com a presença do reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima. A Policlínica foi inaugurada na última sexta-feira (17), e desde sua inauguração já foram realizados cerca de 70 atendimentos na unidade, até a manhã de ontem.

Ronald Mendes iniciou a visita apresentando de forma geral o funcionamento do prédio. Laboratórios de ensino e pesquisa, farmácia universitária, posto de coleta de sangue, consultórios e centro cirúrgico foram alguns dos espaços destacados pelo superintendente do Hospital Universitário. “Está sendo extremamente gratificante, porque estamos recebendo da população o retorno pelo conforto que está sendo proporcionado aqui, tanto para a população atendida, quanto para os profissionais que estão trabalhando. Estão todos muito satisfeitos com o espaço”, ressaltou Mendes. Já o reitor Julianeli Tolentino de Lima salientou a influência positiva do espaço na formação dos estudantes, bem como o fato da Policlínica ter sido pensada para atender mais e melhor a população.

No total, a unidade de saúde possui uma estrutura composta por 22 consultórios que funcionam 12h por dia, 3 salas de cirurgia de baixa complexidade, posto de coleta de sangue, ambulatório para curativos,  farmácia universitária, sala de imunização, 3 laboratórios de ensino e pesquisa, 3 salas de aula, além de setores administrativos. “É importante priorizar momentos como esse para que possamos percorrer os espaços, conhecer e fazer com que a comunidade acadêmica tenha clara a ideia do que poderá ser oferecido aqui”, destacou Julianeli Tolentino.

Felipe Santana Medeiros é egresso da Univasf, e atualmente é aluno da Pós-Graduação em Recursos Naturais do Semiárido da Instituição e chefe do setor de farmácia no HU-Univasf. Para ele, com a instalação da Policlínica há uma grande vantagem na formação do estudante da área de saúde. “Na época em que era aluno, não tínhamos um campo de prática tão amplo. Hoje a universidade está podendo ampliar o campo de estágio que ela mesma promove. Antigamente os professores tinham que buscar na rede privada locais para os alunos estagiarem”, disse Medeiros.

Já a professora do Colegiado de Ciências Farmacêuticas Andrea Colombo ressaltou que com a Policlínica, a Univasf cumpre o papel de atender à população, aos servidores que trabalham na instituição e aos alunos. “Vamos ter uma farmácia universitária, que é um projeto que tínhamos há muito tempo e que é uma exigência para a formação do farmacêutico”, explicou a professora. De acordo com Ronald Mendes, a ideia é que sejam produzidos na farmácia universitária, medicamentos em cápsula e comprimidos para serem enviados ao HU-Univasf.

Policlínica – A Policlínica é anexa ao HU-Univasf e gerida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A unidade de saúde funciona como Hospital-Dia, com a realização de consultas, exames de diagnóstico por imagem e pequenas cirurgias. Os atendimentos acontecem por meio de encaminhamentos do Hospital Universitário e das secretarias de saúde dos municípios que compõem a Rede Pernambuco-Bahia (PEBA).