Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Portal Central Univasf Covid-19 lança página exclusiva para divulgar produções científicas

publicado: 04/06/2020 17h15 última modificação: 04/06/2020 17h15
Layla Shasta

Desde a chegada da pandemia de Covid-19 ao Brasil e ao interior da região Nordeste, pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) têm produzido estudos para ajudar a sociedade a conter o avanço e compreender melhor a doença disseminada em todo o mundo. Diante disso, a Central Univasf Covid-19 , portal que reúne as ações da Universidade para enfrentar o novo coronavírus, está com uma nova seção, dedicada à divulgação destas produções científicas. O espaço está aberto à contribuição de servidores e estudantes da Instituição que desejarem ter divulgados na página trabalhos sobre essa temática já publicados em periódicos nacionais e internacionais.

A seção Produção Científica foi lançada no dia 1º de junho e, até o momento, conta com quatro artigos, de diferentes linhas de pesquisa. Entre os trabalhos presentes, está o artigo “Spatiotemporal evolution of coronavirus disease 2019 mortality in Brazil in 2020”, resultado de um estudo do Grupo de Pesquisa em Doenças Infecciosas e Negligenciadas do Vale do São Francisco (GPDIM), que é coordenado pelo professor do Colegiado de Farmácia Rodrigo Feliciano do Carmo.

O artigo foi publicado na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e avalia a evolução das mortes por Covid-19 no Brasil, entre os dias 17 de março e 24 de abril de 2020. No trabalho, os autores discutem a relação entre fatores sociais, infraestrutura de saúde dos municípios e a mortalidade por Covid-19 em diferentes Estados do país. Segundo Carmo, neste período de pandemia, este e demais estudos desenvolvidos por universidades e centros de pesquisas são fundamentas, pois, através deles, é possível compreender melhor o comportamento da Covid-19 e propor medidas para seu controle.

Outra produção científica divulgada na seção é a publicação “Sertão nordestino no combate à Covid-19: Juazeiro (BA) e Petrolina (PE)”, produzida pelas docentes do Colegiado de Ciências Sociais Helga de Almeida e Simone Viscarra. Vinculado a uma série de investigações promovida pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com a temática "Governos Municipais Frente ao Coronavírus", o artigo das docentes realiza um estudo comparado sobre as medidas de enfrentamento à Covid-19 dos municípios de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), analisando, também, a cooperação e o alinhamento entre as duas gestões.

Para a docente Helga de Almeida, neste momento, a academia brasileira, em especial a universidade pública, está extremamente mobilizada e concentrada no trabalho de combate à pandemia. Segundo ela, esta produção científica é importante por ser uma maneira de estar à disposição da sociedade, o que é um dever das universidades. Além disso, a professora destaca a relevância de ações para divulgação destes estudos, como a nova página do site Central Univasf Covid-19. “É central que a Univasf dê visibilidade ao empenho que o corpo docente e discente tem feito no enfrentamento da pandemia. Isso aproxima a universidade da sociedade e justifica a importância e a necessidade de que haja uma crescente em investimentos em educação e pesquisa no país”, diz.

Para solicitar a inclusão de artigos nesta seção ou a divulgação de projetos e ações em outras áreas do portal Central Univasf Covid-19, os interessados devem encaminhar um e-mail para o endereço: combate.covid19@univasf.edu.br, informando título do projeto, objetivo, nome e contato do responsável. O site Central Univasf Covid-19 é uma iniciativa da Comissão de Elaboração, Acompanhamento e Monitoramento de Ações de Prevenção do Coronavírus na Univasf, com apoio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e da Assessoria de Comunicação Social (Ascom).