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Portal da Univasf ganha chatbot “Robô Chico” para responder dúvidas sobre a Universidade

publicado: 28/03/2023 13h49 última modificação: 29/03/2023 08h24
Júlia Mendes

Os bots são programas de software que executam tarefas automatizadas pré-definidas, que normalmente imitam ou substituem uma tarefa humana. Este tipo de automatização está cada vez mais ocupando espaço no cotidiano. Com o objetivo de criar uma inovação organizacional que agilizasse a busca de informações no site da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o secretário de Tecnologia da Informação (STI), Marcelo de Medeiros Lacerda Pereira, desenvolveu o Robô Chico, chatbot que responde dúvidas frequentes de discentes, servidores e da comunidade externa relacionadas à Universidade. O produto é resultado da dissertação de mestrado do servidor no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit) da Univasf.

O Robô Chico, nomeado em homenagem ao Rio São Francisco, está programado para indicar as principais informações sobre ensino, pesquisa, extensão, inovação, educação à distância, assistência estudantil, acesso à rede institucional, setores da Univasf, processos seletivos, entre outros assuntos que envolvem a Universidade. O chatbot já está disponível na página inicial do portal da Univasf para os usuários, que podem usar o Guia de Utilização para entender melhor sobre seu funcionamento.

Para chegar à versão atual do Robô Chico, criado sob orientação da professora do Profnit Michely Correia Diniz, foi necessário entender os conceitos básicos da ferramenta que desenvolve a aplicação, mapeamento de todo o fluxo de conversa, processo de treino e mapeamento de requisitos, processo que durou seis meses. “Antes do Robô Chico, a Univasf não possuía uma ferramenta capaz de responder de forma automatizada as principais dúvidas dos usuários. Nesse sentido, a realização desse projeto visou construir um software com habilidades para realizar um primeiro atendimento, mediante linguagem natural, fornecendo um atendimento mais rápido às dúvidas frequentes”, explica Pereira.

O chatbot recebeu certificado de Registro de Programa de Computador (RPC), expedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), no dia 28 de fevereiro. A professora Michely destaca a importância dessa criação. "A nossa Univasf é uma das primeiras universidades públicas, e talvez a única, do Nordeste a ter esse tipo de interação com os internautas. Isso mostra a preocupação da Univasf em estar melhorando seus serviços para a sociedade, implementando tecnologias como a Inteligência Artificial do Robô Chico", ressalta.

Pereira espera que a criação contribua para a redução da carga administrativa dos setores da Univasf. “O chatbot é adequado para atividades rotineiras que não dependem de uma resposta mais complexa, além de permitir uma melhor experiência de atendimento com o usuário. Que esse sistema possa contribuir também para a ampliação da discussão acerca da implementação de ferramentas como alternativa para investir em novas formas de interação, proporcionando benefícios à Universidade e seus usuários por meio da automatização de processos”, finaliza.