Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pós-Graduação em Ciência dos Materiais celebra 10 anos com palestra comemorativa

publicado: 14/09/2017 15h07 última modificação: 15/09/2017 10h27
Mônica Santos

O Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais foi o primeiro mestrado da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e, no mês de agosto, o curso completou 10 anos. Para celebrar esta data marcante será realizada uma palestra com a temática “Por que estudar Ciência dos Materiais?”. O evento comemorativo acontecerá na próxima segunda-feira (18), às 15h, no mini auditório 1, do Complexo Multieventos, Campus Juazeiro (BA).

A palestra é destinada aos estudantes e professores das Instituições de Ensino Superior e não é necessário fazer inscrição prévia. O palestrante convidado é o professor do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anderson Stevens Leônidas Gomes. O evento visa divulgar o desenvolvimento da pesquisa e da inovação tecnológica no Semiárido nordestino e a formação técnica especializada que o curso já proporcionou, inclusive para servidores de Instituições de Ensino Superior.

Pioneirismo – Fundado em 2007, o Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM) da Univasf foi um dos primeiros mestrados acadêmicos ofertados na região de Petrolina e Juazeiro. O professor Helinando Pequeno de Oliveira, primeiro coordenador do PPGCM, destaca que o curso foi criado com caráter multidisciplinar, permitindo a atuação conjunta de físicos, químicos, biólogos e engenheiros na formação do corpo discente.

“Esta diversidade e a temática inerente de um programa desse tipo no Semiárido brasileiro tornaram possível estruturar uma proposta de fato competitiva, que também possibilitou a consolidação do primeiro Instituto de Pesquisa em Ciência dos Materiais na região, consequência direta da aprovação do mestrado junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)”, destaca Oliveira.

Ofertado no Campus Juazeiro da Univasf, o mestrado conta com um corpo docente interdisciplinar formado por 16 professores. Ao longo destes 10 anos, foram formados 52 mestres, alguns dos quais hoje são professores da Univasf. A área básica do programa é voltada para o estudo de materiais não metálicos e tem como linhas de pesquisa a preparação e caracterização de materiais e a teoria em novos materiais. O PPGCM também recebe doutorandos da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio), pós-doutores estrangeiros e mantém parcerias com grandes universidades, entre as quais o Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Segundo o vice-reitor da Univasf e professor do PPGCM, Telio Nobre Leite, que participou da fundação do curso, o mestrado em Ciência dos Materiais representou um grande avanço para a pós-graduação e a pesquisa no Vale do São Francisco. “O curso demonstra a vitalidade do fazer ciência no interior nordestino, atraindo pesquisadores cada vez mais qualificados para nossa região”, ressalta.