Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pós-Graduação em Ciência dos Materiais da Univasf promove amanhã (20) terceiro colóquio do semestre 2023.2

publicado: 19/09/2023 12h03 última modificação: 19/09/2023 14h17

Acontece amanhã (20) o terceiro colóquio promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no período letivo 2023.2. Desta vez, o tema abordado será “O Estado da Arte em Materiais Fotônicos e Aplicações”. O evento será realizado no Núcleo Temático 1 do Campus Juazeiro, a partir das 14h30, e é aberto para toda a comunidade acadêmica e externa.

O palestrante será o professor do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Anderson Stevens Leônidas Gomes, que possui mestrado em Física pela UFPE, doutorado em Física pelo Imperial College of Science, Technology and Medicine, da Universidade de Londres, e pós-doutorado na Brown University.

Materiais fotônicos formam a base dos emissores e transmissores de fótons, as partículas que formam a luz. No simpósio, Gomes fará uma breve introdução sobre os fundamentos da geração, transmissão e detecção da luz e falará sobre os avanços que ocorreram nas últimas décadas, destacando principalmente o desenvolvimento tecnológico oriundo da evolução do conhecimento científico na área dos materiais fotônicos, incluindo nanomateriais e metamateriais.

A organização do evento espera realizar dois colóquios por mês até o final do período letivo. O primeiro foi realizado em agosto e discutiu o tema “Os eletrônicos vestíveis: Que tal coletar a energia que usamos na caminhada para carregar dispositivos eletrônicos?”. Já o segundo colóquio, que aconteceu no dia 14 de setembro, abordou o tema “Sensores para Determinar a Secagem do Gesso”.