Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pós-Graduação em Ciência dos Materiais promove colóquio nesta quinta-feira (31)

Pós-Graduação em Ciência dos Materiais promove colóquio nesta quinta-feira (31)

publicado: 30/08/2023 16h52 última modificação: 30/08/2023 16h52

O Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará, nesta quinta-feira (31), um colóquio com a participação do professor Helinando Pequeno de Oliveira. O evento ocorrerá no auditório do Instituto de Pesquisa em Ciências dos Materiais (IPCM), no Campus Juazeiro, a partir das 16h, e é aberto à participação de toda a comunidade acadêmica e externa.

O tema do colóquio será “Os eletrônicos vestíveis: Que tal coletar a energia que usamos na caminhada para carregar dispositivos eletrônicos?”. Helinando de Oliveira, professor do PPGCM e do Colegiado de Engenharia Elétrica da Univasf, irá abordar os trabalhos que estão em andamento no Laboratório de Espectroscopia de Impedância e Materiais Orgânicos (Leimo) da Univasf na linha de pesquisa de produção de energia por contato. “Vou falar sobre a possibilidade de desenvolver, por exemplo, uma roupa que possa ser carregada à medida que a pessoa caminha ou faz um exercício físico”, antecipa o pesquisador.

Este é o primeiro colóquio promovido pelo PPGCM no período letivo 2023.2 da pós-graduação. Outros colóquios estão previstos para acontecer ao longo do período. A expectativa dos organizadores é realizar dois colóquios a cada mês.