Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prazo para solicitar isenção de taxa do Enem 2022 vai até 15 de abril

Prazo para solicitar isenção de taxa do Enem 2022 vai até 15 de abril

publicado: 04/04/2022 15h42 última modificação: 04/04/2022 15h42
Júlia R. Mendes

Para ingressar nos cursos de graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) é necessário prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que já está com o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição da edição de 2022 aberto. Podem solicitar a isenção candidatos que estejam cursando a última série do ensino médio na rede pública ou tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou privadas como bolsista integral; ter renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, ou ter declarado situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os pedidos podem ser feitos na página do participante do Enem 2022 até 15 de abril.

Neste período, os candidatos também podem justificar a ausência na edição de 2021, caso necessário. A justificativa é obrigatória para aqueles que desejam solicitar a isenção de taxa em 2022. Os resultados serão divulgados no dia 22 de abril. Os candidatos que não tiverem o pedido aceito, podem entrar com recurso no período de 25 a 29 de abril. A aprovação da solicitação de isenção não inscreve o candidato no Enem 2022. O período de inscrição para o exame desse ano será divulgado posteriormente. Todas as informações sobre o Enem 2022 estão disponíveis na página do participante.

O Enem é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao final da educação básica. A nota do Enem é utilizada para ingresso nos cursos de graduação de diversas Instituições de Ensino Superior do país.

Na Univasf, o processo seletivo ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Enem como forma de classificação dos candidatos. A Univasf possui 29 cursos presenciais de graduação, que são ofertados em sete campi, localizados nas cidades de Petrolina e Salgueiro (PE), Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso (BA) e São Raimundo Nonato (PI); e cinco cursos de graduação na modalidade EAD, ofertados em mais de 30 polos nos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí. Para obter mais informações sobre os cursos presenciais e a distância e as formas de ingresso na Univasf acesse o Portal do Ingresso Discente e a página da Secretaria de Educação a Distância (SEaD).