Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Premiação dos melhores trabalhos encerra 16ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) da Univasf

publicado: 28/11/2023 16h01 última modificação: 28/11/2023 16h01

A melodia das vozes do coral do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães abriu a cerimônia de premiação da 16ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), na tarde da última sexta-feira (24). O evento, realizado no Cineteatro, no Campus Sede, em Petrolina, premiou com menção honrosa os melhores trabalhos apresentados durante esta edição da Scientex nas mostras e jornadas de ensino, pesquisa, extensão e inovação.

Após a apresentação do coral, composto por estudantes da unidade escolar de Juazeiro, as pró-reitorias de Ensino (Proen), Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) e Extensão (Proex), anunciaram os pesquisadores contemplados com menção honrosa. A Proen premiou 18 trabalhos; a Proex, 28 trabalhos de extensão; e a PRPPGI premiou 35 trabalhos nesta edição do evento.  A relação detalhada de trabalhos premiados será divulgada em breve.

Para os estudantes do Campus Senhor do Bonfim que integram a equipe do projeto Ciência Oxe participar da Scientex foi uma boa oportunidade. “Foi muito positiva a troca de informações com os avaliadores, que tinham conhecimento sobre divulgação científica e deram muitas contribuições”, destacou Thaís Kethellen, discente de Ciências da Natureza, que é bolsista do projeto e apresentou trabalho sobre a análise das ações do Ciência Oxe no Instagram. Ela estava acompanhada dos colegas Nadson Targino, bolsista BIA do projeto, e dos irmãos Joyce da Silva Sena e Gabriel da Silva Sena, de Ciências da Natureza, que também fazem parte da equipe.

Para Nadson Targino, estudante do terceiro período de Ecologia, a experiência como bolsista do BIA foi decisiva para seu desenvolvimento na graduação nos primeiros períodos do curso. “Tive oportunidades de participar de várias atividades no curso e no projeto, graças ao BIA”, disse ele, que nesta Scientex fez um relato de sua experiência como bolsista do Ciência Oxe, que é coordenado pela professora Laís Machado, do Colegiado de Ecologia.

As estudantes Ingrid Leal e Alana Vitória Cavalcante, do 9º e 5º períodos, respectivamente, do curso de Engenharia de Produção do Campus Salgueiro, também gostaram da experiência de apresentar seus trabalhos na Scientex. Ingrid Leal apresentou um trabalho sobre uma atividade de ensino realizada na disciplina de Gestão de Serviços e da Qualidade, ministrada pelo professor Felipe Melo, que promoveu minicursos para a comunidade externa sobre temáticas variadas. “O impacto do trabalho foi positivo e, na Scientex, percebemos que o trabalho teve importância, porque foi muito elogiado pela banca”, contou ela.

Estudantes de Engenharia de Produção, do Campus Salgueiro, com os docentes Felipe Melo e Anderson Maia.

Para o professor Anderson Maia, do Colegiado de Engenharia de Produção do Campus Salgueiro, que atuou como avaliador da Scientex, os trabalhos apresentados durante o evento foram muito bons. “O nível dos projetos foi surpreendente, com trabalhos muito bons e interessantes”, afirmou o docente.

Este ano, a 16ª Scientex teve como tema central “Inovação e Democracia: Fortalecendo a Universidade Pública” e começou na quarta-feira (22), com a participação de estudantes, técnicos e professores de todos os campi da Univasf. O evento teve mais de 1.500 participantes e contou com a apresentação de 640 trabalhos. Durante a manhã da sexta-feira (24), foram realizadas a 1ª Mostra de Pedagogia e houve a continuação das apresentações de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão.

Organizada pelas Pró-Reitorias de Ensino (Proen), Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) e Extensão (Proex), a Scientex contou com apoio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) e do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI). Esta edição também teve apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).