Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 será neste domingo (4)

publicado: 01/11/2018 15h23 última modificação: 01/11/2018 15h23
Mônica Santos

A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 começa no próximo domingo (4) e terá sequência no dia 11 de novembro, uma semana depois. As provas terão início às 13h30 pelo horário oficial de Brasília (12h30 no horário local) e terão duração de 5h30 no primeiro dia e 5h no segundo. A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) utiliza integralmente a nota do Enem por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como forma de seleção de estudantes para ingresso nos cursos de graduação. Portanto, os candidatos interessados em ingressar em um dos 28 cursos de graduação presenciais ofertados pela instituição devem fazer a prova do Enem.

A nota do Enem é requisito para ter acesso à educação superior e profissional em Instituições de Ensino Superior (IFES), cujo processo seletivo acontece por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Neste domingo (4), os candidatos vão responder questões de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, incluindo o idioma estrangeiro; questões de Ciências Humanas e farão uma Redação. Já no segundo dia (11), serão realizadas as provas de Ciências da Natureza e Matemática.

O participante poderá ter acesso ao resultado do Enem 2018 em data a ser divulgada posteriormente, mediante inserção do número do CPF e da senha, no site ou no aplicativo oficial do Enem 2018. Com o resultado do Enem, além de participar do Sisu, os candidatos poderão se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES).

O local de prova consta no Cartão de Confirmação da Inscrição do candidato, disponível na Página do Participante no site do Enem. Para fazer o exame, os participantes devem levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, documento de identificação original com foto válido. Não será permitido o uso de lápis, boné, relógio, celular e calculadora. Mais informações e detalhes se encontram no site do Enem.