Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pró-Reitora de Extensão da Univasf recebe título de Cidadã Petrolinense da Câmara de Vereadores

publicado: 02/12/2019 17h08 última modificação: 02/12/2019 17h08
Renata Freitas

O vereador Gilmar Santos foi o autor da proposta da honraria.

A longa e produtiva trajetória dedicada à educação em Petrolina e em todo o Vale do São Francisco rendeu à pró-reitora de Extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Lucia Marisy, o título de Cidadã Petrolinense, concedido pela Câmara de Vereadores de Petrolina – Casa Plínio Amorim. A cerimônia de outorga do título foi realizada na noite da última segunda-feira (25), no plenário da Câmara, com a presença do vereador Gilmar Santos (PT), autor da proposta de concessão da honraria, do vice-reitor da Univasf, Telio Nobre Leite, de servidores e estudantes da Univasf e de familiares e amigos da homenageada.

O título foi proposto por meio do Projeto de Decreto Legislativo Nº 76/2019, aprovado pela Câmara em 19 de novembro de 2019. A professora homenageada entrou no plenário da Câmara acompanhada pela professora aposentada da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) Letícia Leda, sua amiga pessoal, e pelo discente do Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da Univasf Tiago Pereira. A mesa de honra foi composta pelo vereador Gilmar Santos, pelo vice-reitor Telio Nobre Leite e pelo professor do Colegiado de Ciências Sociais, Nilton de Almeida, além de Pereira e da professora Letícia.

O vereador Gilmar Santos ressaltou as realizações da professora Lucia Marisy para levar a educação às comunidades rurais e populações tradicionais da região. “A professora Lucia Marisy é uma mulher dedicada, que desenvolve projetos que respeitam nossos recursos naturais. É grande entusiasta em extensão universitária, em ações que possibilitam a integração dos saberes acadêmicos com os saberes da população. Trabalha com ribeirinhos, com agricultores familiares, comunidades quilombolas e populações indígenas”, destacou Santos. Ele enfatizou ainda a importância da Univasf para o desenvolvimento regional. “Também é dia de prestar homenagem à Univasf, por incentivar o nosso desenvolvimento e a capacidade do nosso povo”, disse.

Em seu discurso durante a homenagem, a docente disse que o sentido da educação verdadeira é compartilhar o que sabe e aprender o que ensina. “É o sentimento de pertencimento e de gratidão que move as pessoas para sair do comodismo e passar a se preocupar com os problemas do coletivo. A gratidão desbloqueia os problemas e dá sentido ao nosso passado. A vida é feita de gente que direciona todo seu potencial criativo para melhorar a qualidade de vida de gente que nem conhece”, afirmou.

A professora Lucia agradeceu aos vereadores da Casa Plínio Amorim pela homenagem e ressaltou o que para ela é o grande desafio da sociedade atual. “Nos últimos 50 anos, os direitos humanos transformaram-se na linguagem privilegiada da luta por uma sociedade melhor, mais justa, menos desigual e excludente, mais pacífica. Esse tem de ser o desafio a ser enfrentado tanto pelos educadores quanto pelos representantes do povo”, disse.

Natural de Carinhanha, cidade pequena localizada no sudoeste da Bahia, e de família de origem rural, Lucia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira é pró-reitora de Extensão da Univasf desde 2012. Na última sexta-feira (29), foi eleita pelo Conselho Universitário (Conuni) da Univasf para encabeçar a lista tríplice para a vice-reitoria da Instituição no Reitorado 2020-2024.

A pró-reitora formou-se em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), fez mestrado na área de Desenvolvimento Regional, também pela UFBA; e doutorado em Desenvolvimento Socioambiental, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente, é professora do curso de Ciências Sociais, dos mestrados interdisciplinares em Extensão Rural e em Ciências da Saúde e Biológicas, e do Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial. É pesquisadora de produtividade do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) em Extensão Inovadora.

O vice-reitor Telio Nobre Leite destacou, na solenidade de honra, algumas das características da professora Lucia Marisy e enfatizou seu talento para reunir pessoas e realizar parcerias, sempre com o objetivo de implementar ações voltadas aos projetos sociais. “É uma professora muito agregadora, que já fez muito pela nossa instituição e por todo o Vale do São Francisco, com seus projetos e ações de extensão universitária, especialmente para as comunidades rurais e populações tradicionais da nossa região”, afirmou.

O reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima, que não pôde comparecer à cerimônia de homenagem à pró-reitora devido a outro compromisso, enviou mensagem que foi lida pelo vice-reitor Telio Nobre. No texto, Julianeli destacou que Lucia é: “Mulher guerreira, que tem dedicado grande parte da vida ao próximo! Competente na liderança de projetos que sempre visaram o bem estar do povo e a inclusão deste na sociedade! Doce e, sempre quando necessário, firme, caracterizando a sua grande capacidade e eficiência dialógica na medição de conflitos! Esse é um belo exemplo de ser humano, de mulher, cujo comportamento pessoal tem refletido na competência profissional!”.

registrado em: ,