Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Processo seletivo para turma 2018 do Profmat está com inscrições abertas

Processo seletivo para turma 2018 do Profmat está com inscrições abertas

publicado: 02/08/2017 16h40 última modificação: 02/08/2017 16h40
João Pedro Ramalho

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) está com inscrições abertas para o processo seletivo para a turma de 2018. O curso é voltado para portadores de diploma de graduação, que, preferencialmente, atuem como professores de Matemática na educação básica, especialmente no ensino público. Coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), o Profmat atende a diversas Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil; entre elas, está a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). As inscrições custam R$ 76,00 e podem ser feitas até as 17h do dia 15 de setembro.

Para se inscrever, é necessário preencher um formulário disponível no site do Profmat. Na inscrição, deverão ser informados os dados pessoais de identificação e contato, formação acadêmica e atuação profissional, além da IES e campus onde o candidato pretende cursar o Mestrado e fazer o Exame Nacional de Acesso (ENA). Para a turma de 2018 da Univasf, estarão disponíveis 15 vagas.

O Exame Nacional de Acesso será realizado no dia 21 de outubro, das 14h às 17h, no Campus Juazeiro (BA) da Univasf. O horário limite de entrada será às 13h50. No momento da realização, os candidatos deverão estar com o documento de identificação original com foto, o protocolo de inscrição e caneta esferográfica azul ou preta. A prova será composta por 30 questões de múltipla escolha, que avaliarão os conhecimentos em Matemática das pessoas inscritas no processo seletivo. Os conteúdos do ENA estão listados no Edital Nº 9/2017.

O resultado final do Exame deverá ser divulgado até o dia 23 de novembro. As matrículas serão feitas no Campus Juazeiro, em data a ser divulgada pela Univasf. Os documentos exigidos para a efetivação da matrícula são: RG, CPF, comprovante de quitação com os serviços eleitoral e militar (no caso dos homens), uma foto 3x4 e o diploma de conclusão do Ensino Superior. Os professores da educação básica que têm interesse em pleitear uma bolsa com a Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes) também devem comprovar o exercício efetivo do ensino, através de uma declaração do diretor da escola onde trabalha e do último contracheque ou de uma declaração da Secretaria de Educação.

A nova turma iniciará suas atividades em março de 2018. O curso é semipresencial, com a realização das aulas em Juazeiro, nas manhãs e tardes das sextas-feiras. Outras informações acerca das inscrições podem ser consultadas no Edital ou através do email exame.profmat@sbm.org.br e do telefone (21) 2717-9496. Já os contatos da Coordenação Acadêmica do Profmat na Univasf são profmat@univasf.edu.br e (87) 99811-0000.

Inscrições – até 15 de setembro

Impressão do Protocolo de Inscrição – 25 de setembro a 6 de outubro

Solicitações relativas à inscrição – até 16 de outubro

Solicitações relativas ao atendimento especial – 9 a 16 de outubro