Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor da Univasf participa de evento na França e fortalece pesquisas do Neplame e da Rede Franco-Brasileira de Produtos Naturais

publicado: 14/07/2023 09h08 última modificação: 14/07/2023 14h54

Jackson Guedes apresentou palestra no PSE 2023, realizado em Paris. /Fotos: Arquivo Pessoal.

Fortalecer as pesquisas nas áreas de química e farmacologia de produtos naturais desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas de Plantas Medicinais (Neplame) na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a atuação da Rede Franco-Brasileira de Produtos Naturais (Franco-Brazilian Network on Natural Products - FB2NP), da qual a Univasf faz parte. Com este objetivo, o professor do Colegiado de Farmácia Jackson Guedes participou, recentemente, de diversas atividades acadêmicas na França.

O pesquisador ministrou palestra no “PSE Trends in Natural Products 2023”, evento promovido pela Phytochemical Society of Europe e realizado na Universidade Paris Cité, em Paris, de 28 a 30 de junho. Guedes, que é coordenador do Neplame e coordenador da rede FB2NP no Brasil, falou sobre o tema “Chemical study of Passiflora cincinnata (Passifloraceae): a combination of CPC, HPLC and NMR techniques” (“Estudo químico de Passiflora cincinnata (Passifloraceae): uma combinação das técnicas CPC, HPLC e RMN”) para um público formado por professores e pesquisadores de várias instituições francesas e de outros países.

Durante o período do evento, ele realizou visitas aos laboratórios de Farmacognosia, coordenado pelo professor Raphael Grougnet, e de Biotransformação, coordenado pelo professor Raimundo Gonçalves de Oliveira Júnior, ambos na Universidade Paris Cité. Em parceria com o professor Oliveira Júnior, egresso do curso de Farmácia da Univasf, Guedes vem desenvolvendo estudos sobre a faveleira (Cnidoscolus quercifolius), uma planta da caatinga cujas moléculas estão sendo testadas contra células de câncer de pele do tipo melanoma, entre outras pesquisas.

O docente da Univasf também esteve na Universidade de La Rochelle, onde se reuniu com o coordenador da FB2NP na França, Laurent Picot, e com outros membros da rede com o intuito de discutir ações de pesquisa e possíveis expansões do grupo, com o ingresso de novos pesquisadores. Jackson Guedes destaca que a participação no evento e os encontros com os pesquisadores possibilitou, além de estreitar as relações interinstitucionais, fortalecer a cooperação internacional entre a Univasf e as instituições francesas.

“A participação no PSE 2023 foi uma grande oportunidade para consolidar a rede de pesquisa franco-brasileira e divulgar o IX Plamevasf, que será na Univasf e terá a participação de alguns integrantes da rede, que irão ministrar palestras”, destaca Guedes. O IX Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco (Plamevasf) será realizado simultaneamente ao III France-Brazil Meeting on Natural Products, no período de 30 de agosto a 2 de setembro, no Cineteatro da Univasf, no Campus Sede, em Petrolina (PE).

Criada no final de 2021 para promover a cooperação e o intercâmbio de conhecimentos sobre a pesquisa em produtos naturais, a rede FB2NP reúne mais de 30 laboratórios e 50 pesquisadores de diferentes instituições do Brasil e da França. Além da Univasf, integram o grupo as Universidades Federais da Paraíba (UFPB) e de Sergipe (UFS), Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Centro Universitário Cesmac (Cesmac), Universidade de La Rochelle, Universidade Paris Cité e Universidade de Nantes, entre outras.