Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor de Engenharia Civil é promovido à classe de titular

Professor de Engenharia Civil é promovido à classe de titular

publicado: 22/12/2022 11h59 última modificação: 22/12/2022 11h59
Renata Freitas

Imagem do ambiente virtual da banca de memorial acadêmico retirada do YouTube, com a presença dos membros da banca. A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) tem mais um docente promovido à classe de professor titular. O professor José Getúlio Gomes de Sousa, do Colegiado de Engenharia Civil (CCivil), defendeu seu memorial acadêmico no último dia 15 de dezembro, em sessão pública realizada pela Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD).

Participaram da comissão especial de avaliação do professor Sousa os docentes Primo Fernandes Filho, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Elton Bauer, da Universidade de Brasília (UnB); Almaí do Nascimento dos Santos, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE); Arnaldo Manoel Pereira Carneiro, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e Flávio Eduardo Gomes Diniz, da UFPE. A defesa foi realizada de forma on-line, mas devido a problemas técnicos não chegou a ser transmitida pelo canal da CPPD - Univasf no YouTube.

Aprovado no primeiro concurso para docente da Univasf, realizado em 2004, o professor Sousa diz se orgulhar de ser parte da primeira turma de servidores da Instituição. Ele tem graduação em Engenharia Civil, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com mestrado em Estruturas e Construção Civil e doutorado em Estruturas e Construção Civil, ambos pela Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: gesso, argamassas para revestimento, concreto, sistemas construtivos, sistemas de revestimento, reciclagem e reuso de resíduos da construção civil. Atualmente, é coordenador do Laboratório de Materiais e Técnicas Construtivas da Univasf.

Para o docente, a promoção à classe de Titular representa o reconhecimento de todo um trabalho como servidor público, dedicado exclusivamente à Univasf. “Nesse período, participei de um variado conjunto de atividades de ensino, pesquisa, extensão e atividades administrativas, contribuindo com a consolidação da Instituição e do curso de Engenharia Civil na região”, ressalta Sousa.

A expectativa do professor nesta nova etapa é continuar exercendo suas funções como servidor público e investindo em sua carreira docente. “Quero complementar minha carreira com uma atuação em pontos que representam algumas lacunas nesse período, como por exemplo: atuar como professor na pós-graduação e participar mais ativamente dos projetos de extensão. Almejo, ainda, me preparar para realizar um pós-doutorado fora do país”, afirma.

Esta foi a última banca de promoção à classe de professor titular realizada pela CPPD em 2022, ano em que quatro docentes foram promovidos. No total, até o momento, a Univasf conta com 17 professores titulares em seu quadro docente.