Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professora Lucia Marisy recebe Título Honorífico de Mérito Educacional Dom José Rodrigues

Notícias

Professora Lucia Marisy recebe Título Honorífico de Mérito Educacional Dom José Rodrigues

publicado: 13/04/2022 17h36 última modificação: 13/04/2022 17h36
Renata Freitas

Sessão solene do Conuni homenageia professora Lucia Marisy. 

Mais de 50 anos dedicados à educação no Vale do São Francisco, 17 deles como docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Incontáveis projetos de extensão, aulas ministradas na graduação e na pós-graduação, orientações de discentes, livros publicados e muitos outros feitos. Uma carreira acadêmica que encerrou mais um capítulo na última segunda-feira (11), dia em que a professora que “professa luz”, como destacado no discurso em sua homenagem, recebeu o Título Honorífico de Mérito Educacional Dom José Rodrigues e a medalha de Mérito Educacional. Lucia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira foi homenageada em sessão solene do Conselho Universitário (Conuni) da Univasf no dia do seu aniversário de 75 anos, que também marcou a sua aposentadoria do serviço público federal por idade.

A homenagem à professora Lucia Marisy aconteceu no Cineteatro do Campus Sede, em Petrolina (PE), com a presença do reitor pro tempore Paulo César Fagundes Neves; do vice-reitor pro tempore Roberto Jefferson Bezerra do Nascimento; diversos conselheiros, pró-reitores, servidores, estudantes, funcionários terceirizados da Univasf, familiares e amigos da homenageada. Também estiveram presentes a gestora Regional de Educação do Sertão do Médio São Francisco (SMSF), Anete Ferraz Lima Freire, que representou o secretário de Educação de Pernambuco, Marcelo Barros; o secretário de Educação, Cultura e Esporte, Plínio Amorim, que representou o prefeito de Petrolina, Simão Durando; o secretário da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) de Juazeiro (BA), Carlos Neiva; o assessor especial Rivadávio Spínola Ramos, representando a prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos; e o vereador de Petrolina Gilmar Santos; entre outras autoridades. Representantes da Faculdade de Petrolina (Facape), do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e de comunidades tradicionais também participaram do evento.

A solenidade teve início com a entrada do cortejo formado por membros do Conselho Universitário. As boas-vindas aos presentes ocorreu com uma apresentação musical do grupo Acordes do Sertão, de São Raimundo Nonato (PI). A mesa de honra foi composta pelo reitor e vice-reitor pro tempore, pelo conselheiro Nilton de Almeida Araújo, que representou todos os proponentes do Título Honorífico aprovado pela Decisão Nº 34/2022 do Conuni, e o professor Delcides Marques, como representante do Colegiado de Ciências Sociais (Ciso), ao qual estava vinculada a homenageada. A professora Lucia Marisy foi conduzida à mesa de honra pelo conselheiro Vladimir de Sales Nunes, representante discente no Conuni.

O docente Delcides Marques proferiu o discurso panegírico à professora Lucia Marisy, destacando que “Lucia é luz” e é considerada como a professora dos professores, pois o “professora” sempre antecede o nome dela, seja pronunciado por discentes ou docentes. “A professora “Luz” deixa um legado incomensurável, marcante. Não cabe no Lattes a sua relevância para a Uneb, a UPE, a Facape, a Univasf, o Vale do São Francisco e além”, disse. Marques ressaltou ainda algumas das realizações de Lucia Marisy e concluiu ressaltando que a homenagem à docente é um ritual de reverência a todos os feitos já realizados ao longo de sua trajetória acadêmica.

Durante a cerimônia, a professora recebeu diversas homenagens de discentes, docentes, técnico-administrativos em educação e representantes de comunidades tradicionais. A medalha de Mérito Educacional foi entregue por sua filha, Luciana Souza de Oliveira, e seu neto Aizen Henrique Pereira de Aquino. Após a leitura do termo de outorga do Título Honorífico pelo discente Vladimir de Sales Nunes, o reitor Paulo César Fagundes Neves e a homenageada assinaram o documento. Em seguida, o reitor fez a entrega do Título Honorífico de Mérito Educacional Dom José Rodrigues à professora Lucia Marisy.

Sensibilizada com as homenagens, a professora Lucia Marisy, destacou em seu discurso, que se sentiu honrada por receber o título honorífico que leva o nome de seu amigo pessoal e bispo da Diocese de Juazeiro (BA), Dom José Rodrigues. “É a educação que está sendo homenageada”, declarou. Esta foi a primeira vez que o título, cuja criação foi coincidentemente proposta por ela e aprovada pelo Conuni por meio da Resolução Nº 10/2012, foi concedido. “É uma honra enorme. Ele era muito preocupado e dedicado aos mais vulneráveis, especialmente às populações do campo. Queria transformar o mundo”, disse ela.

O reitor Paulo César Fagundes Neves destacou que a professora Lucia Marisy representa a história da Univasf e de toda a região do Vale do São Francisco pelo trabalho de relevância que tem feito na educação e na extensão universitária. “Comemoramos hoje, não uma despedida, mas o fechamento de um ciclo que dá início a outro, no ensino, na pesquisa e na extensão e ela contará com todo o apoio e suporte para continuar com seus projetos e ações”, declarou.

Entre as pessoas presentes à sessão solene o sentimento era de gratidão à professora Lucia Marisy por suas ações nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Ela também exerceu o papel de pró-reitora de Extensão da Univasf nos períodos de 2012 a 2020 e de 2021 até agora, além de ter sido eleita pela comunidade acadêmica em consulta informal, realizada em 2019, para vice-reitora, cargo que não chegou a assumir.

Lucia Marisy em seu discurso: “É a educação que está sendo homenageada”.

Para o discente Elijalma Augusto Beserra, do doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da Univasf, Lucia Marisy é uma referência. Aluno dela na graduação em Ciências Sociais, no mestrado em Extensão Rural e no doutorado, Beserra disse ter uma grande admiração pela docente. “Eu a considerava inalcançável quando entrei na graduação, mas aos poucos percebi que ela era extremamente acessível. Tenho uma admiração muito grande pela professora, por sua trajetória acadêmica e por ser uma pessoa que se preocupa e cuida das comunidades e das populações mais vulneráveis”, disse.

O professor Ricardo Duarte, do Colegiado de Engenharia de Produção, secretário de Educação a Distância e coordenador do doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da Univasf, disse que a homenageada sempre será uma referência em extensão e no trabalho com as populações mais pobres. Entre os ensinamentos que os dois compartilham, ele destacou o ideal de levar a Universidade para além dos seus próprios muros. “Sempre teremos a professora Lucia como uma referência de compromisso com a educação e as populações mais carentes”, frisou.

A sessão solene está disponível na íntegra no canal da TV Caatinga no YouTube. Após o encerramento da solenidade houve um coquetel no foyer do Cineteatro, decorado com plantas da Caatinga pela equipe do Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas (Crad) da Univasf. E para finalizar a noite de homenagens comemorativas, a professora Lucia Marisy plantou uma muda de jatobá, com o apoio do diretor fundador do Crad, professor José Alves de Siqueira Filho, em frente ao Cineateatro.