Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professores de Farmácia e Medicina da Univasf figuram no ranking Stanford Elsevier Top Scientists 2025

Notícias

Professores de Farmácia e Medicina da Univasf figuram no ranking Stanford Elsevier Top Scientists 2025

publicado: 30/10/2025 18h25 última modificação: 30/10/2025 18h25

Os professores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Carlos Dornels Freire de Souza e Jackson Roberto Guedes da Silva Almeida figuram na edição 2025 do ranking Stanford Elsevier Top 2% Scientists List, divulgada no mês de setembro. A lista é elaborada anualmente pela Elsevier e pela Universidade de Stanford e abrange os 100 mil pesquisadores mais citados no Scopus, o maior banco de dados acadêmicos do mundo.

Os cálculos foram realizados usando todos os perfis de autores do Scopus em 30 de julho de 2025. Os cientistas são classificados em 22 campos científicos e 174 subcampos, de acordo com a classificação padrão Science-Metrix. O ranking disponibiliza duas versões de bancos de dados. Uma delas, a tabela career-long, mostra o impacto dos pesquisadores ao longo de suas carreiras até 2024. A outra versão, single recent year impact, apresenta os pesquisadores com mais citações no ano de referência, neste caso 2024. É nesta relação que estão listados os dois docentes da Univasf, que vêm integrando o ranking nos últimos anos.

O fisioterapeuta, sanitarista e epidemiologista Carlos Dornels atua como professor do Colegiado de Medicina nas áreas de Saúde Coletiva, Epidemiologia e Infectologia. É também coordenador do Mestrado Profissional em Saúde da Família e integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação Ciências da Saúde e Biológicas (PPGCBS). Mestre em Planejamento Territorial com ênfase em geoprocessamento aplicado ao planejamento, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), e doutor em Saúde Pública na área de Epidemiologia e Controle de Agravos à Saúde, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), tem mais de 200 produções científicas, entre artigos e livros.

Dornels atua nas áreas de Epidemiologia de doenças e agravos de interesse à saúde pública, Vigilância em saúde e ambiente, Modelagem de dados epidemiológicos e Formação de recursos humanos para o SUS. Idealizador do Projeto OASIS – Observatório de Análise Situacional em Saúde, que se dedica à produção e disseminação do conhecimento científico e tecnológico, ele é bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O farmacêutico Jackson Guedes integra o corpo docente do Colegiado de Farmácia e do Programa de Pós-Graduação em Biociências da Univasf, além de ser professor orientador do Programa de Doutorado em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio). Guedes se dedica ao estudo da composição química e avaliação da atividade biológica de plantas da Caatinga. O docente também ministra cursos de extensão sobre plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos pelo Núcleo de Gestão de Projetos Sociais (NGPS) da Univasf, no qual atua como coordenador.

O pesquisador também coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas de Plantas Medicinais (Neplame) e recentemente foi eleito para a presidência da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM). Jackson Guedes é bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área de Farmácia e coordenador brasileiro da Rede Franco-Brasileira de Produtos Naturais (Franco-Brazilian Network on Natural Products - FB2NP).

Mais informações sobre o ranking Stanford Elsevier Top 2% Scientists List 2025 estão disponíveis no site Elsevier Data Repository.