Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professores do Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap) da Univasf lançam livro sobre gestão pública

publicado: 02/08/2021 12h31 última modificação: 02/08/2021 12h31
Júlia R. Mendes

A pandemia de Covid-19 ocasionou diversas mudanças nos paradigmas relacionados à gestão pública. Levando em consideração essas mudanças, os membros do Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), lançaram o livro “Administração Pública: desafios e perspectivas da gestão pública pós pandemia”. O livro busca apresentar novas perspectivas e construir pontes para o futuro da administração pública.

A obra, publicada pela Editora Científica Digital, foi produzida por docentes e estudantes da turma 2021.1 do Profiap. Na organização estão os professores do mestrado Bruno Cezar Silva e Kliver Lamarthine Alves Confessor. Em 15 capítulos, o livro aborda pesquisas relacionadas à administração pública durante a pandemia, aspectos positivos e negativos do teletrabalho, desafios de realizar pesquisas de iniciação científica nas universidades durante o isolamento social, práticas de controle e fiscalização do uso do recurso público.

Bruno Cezar Silva, professor da disciplina Direito Administrativo no Profiap e pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Propladi) da Univasf, diz que a administração pública brasileira possui desafios complexos intrínsecos ao seu processo constitutivo. “Na atual conjuntura pandêmica, esses desafios ficaram latentes em diversos temas do direito administrativo e da gestão pública sob a ótica da análise das capacidades e respostas estatais de enfrentamento à crise”, explica.

Nessa perspectiva o livro busca debater quais os desafios e dilemas pós pandemia que esperam o Estado brasileiro e serviços públicos, considerando os efeitos da pandemia, tendo o caminho da ação pública para atingir os interesses da coletividade e do Estado.

O professor Kliver Lamarthine Alves Confessor, que ministra a disciplina Teorias da Administração no Profiap, frisa que uma universidade deve ter em essência atividades de ensino, pesquisa e extensão. “Essa obra proporciona à comunidade ter acesso aos resultados de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pela Univasf. Convém observar também que essa publicação posiciona, em cenário nacional, a Univasf face à produção de conteúdo relevante para a administração pública, sobretudo ao considerar o contexto da pandemia de Covid-19”. Para o docente, o tema é atual e irá trazer ainda mais mudanças nos paradigmas da gestão pública. “Cabe às instituições de ensino e pesquisa avançar nas discussões, reflexões e soluções”, ressalta.

A obra, que é voltada para gestores públicos e empresariais, acadêmicos, professores e pesquisadores, visa proporcionar aos discentes a iniciação na pesquisa e escrita científica e a compartilhar com a sociedade os conhecimentos e descobertas de pesquisas acadêmicas. O livro está disponível para download gratuito no site da editora.