Notícias
Professores e estudantes do curso de Ciências Sociais da Univasf apresentam trabalhos no 21º Congresso Brasileiro de Sociologia
Grupo representou a Univasf no 21º Congresso Brasileiro de Sociologia.
Na última semana, o curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) representou a instituição no 21º Congresso Brasileiro de Sociologia, realizado em Belém (PA), no período de 11 a 14 de julho. Três professores e sete estudantes apresentaram trabalhos no evento que reuniu pesquisadores das áreas de Ciências Sociais de todo o país. No total, a Universidade levou ao Congresso um grupo de 27 pessoas, 22 discentes e 5 docentes.
Apresentaram trabalhos no Congresso os professores do Colegiado de Ciências Sociais (Ciso) Simone Piletti Viscarra e Marcílio Dantas Brandão; Leonardo Milanez de Lima, professor do Colegiado de Administração (Cadm); e os estudantes Ana Luiza Souza Jesus, Bianca dos Caldas, Douglas Rodrigues Magalhães, Gabriel Carvalho Silva, Milena da Silva Santos, Nathalia da Silva Rocha e Zulcimara Araujo Amorim, que participaram do “Sociólogos do Futuro”, destinado à apresentação, no formato de pôsteres, de pesquisas de jovens pesquisadores do Brasil inteiro.
Gabriel apresentou sua pesquisa de iniciação científica. |
Gabriel Carvalho, estudante do 7º período, apresentou os resultados do seu trabalho de iniciação científica “Raízes Escravistas do Trabalho Alienado no Brasil” e considerou significativa essa experiência. “Foi muito gratificante ver a Univasf representando a nossa região entre pesquisadores de sociologia de todo o país. Apresentar mais uma vez os resultados da minha pesquisa de iniciação científica foi uma experiência muito significativa e trocar conhecimentos e interesses com gente de todo o país e até de outros países foi engrandecedor”, disse.
A estudante Milena Santos do 6º período apresentou o trabalho intitulado “Raça, Saúde e Interseccionalidade: articulação das políticas públicas para as mulheres no cuidado e na assistência nos serviços de saúde psicossocial”. “Viver o 21° Congresso Brasileiro de Sociologia foi uma experiência enriquecedora, pois apresentamos e representamos, através dos nossos trabalhos, o potencial de produção científica que desenvolvemos na Univasf. Além disso, teve um lugar especial na minha trajetória como estudante, pois conheci autores e autoras que fazem parte do nosso referencial teórico durante a formação e trocamos experiências com colegas de todas as regiões do país”, afirmou a discente.
Milena apresentou trabalho sobre Raça, Saúde e Interseccionalidade |
Para a vice-coordenadora do curso de Ciências Sociais da Univasf Simone Viscarra, que apresentou o trabalho “Política e Patriarcado no sertão brasileiro: O caso da família Coelho na cidade de Petrolina/PE”, a participação no evento foi um ganho tanto para a Univasf quanto para os professores e discentes. “Participar de um congresso como este traz visibilidade para a Univasf como um polo de pesquisa em potencial. Também é importante para os estudantes terem reconhecimento para começar suas carreiras profissionais, se conhecerem como parte de um grupo e dar sentido ao que eles estão produzindo aqui. Além disso, para nós professores, é uma oportunidade de estreitar relações para futuras parcerias”.
O Congresso Brasileiro de Sociologia é a maior reunião científica brasileira na área de Sociologia e sua programação é composta por conferências, mesas redondas, fóruns, sessões especiais, minicursos, comitês de pesquisa, grupos de trabalho, laboratórios de pesquisa e o espaço “Sociólogos do Futuro”.