Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professores e estudantes do curso de Ciências Sociais da Univasf apresentam trabalhos no 21º Congresso Brasileiro de Sociologia

publicado: 18/07/2023 11h11 última modificação: 18/07/2023 11h24

Grupo representou a Univasf no 21º Congresso Brasileiro de Sociologia.

Na última semana, o curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) representou a instituição no 21º Congresso Brasileiro de Sociologia, realizado em Belém (PA), no período de 11 a 14 de julho.  Três professores e sete estudantes apresentaram trabalhos no evento que reuniu pesquisadores das áreas de Ciências Sociais de todo o país. No total, a Universidade levou ao Congresso um grupo de 27 pessoas, 22 discentes e 5 docentes.

Apresentaram trabalhos no Congresso os professores do Colegiado de Ciências Sociais (Ciso) Simone Piletti Viscarra e Marcílio Dantas Brandão; Leonardo Milanez de Lima, professor do Colegiado de Administração (Cadm); e os estudantes Ana Luiza Souza Jesus, Bianca dos Caldas, Douglas Rodrigues Magalhães, Gabriel Carvalho Silva, Milena da Silva Santos, Nathalia da Silva Rocha e Zulcimara Araujo Amorim, que participaram do “Sociólogos do Futuro”, destinado à apresentação, no formato de pôsteres, de pesquisas de jovens pesquisadores do Brasil inteiro.

Gabriel Carvalho, estudante do 7º período, apresentou os resultados do seu trabalho de iniciação científica “Raízes Escravistas do Trabalho Alienado no Brasil” e considerou  significativa essa experiência. “Foi muito gratificante ver a Univasf representando a nossa região entre pesquisadores de sociologia de todo o país. Apresentar mais uma vez os resultados da minha pesquisa de iniciação científica foi uma experiência muito significativa e trocar conhecimentos e interesses com gente de todo o país e até de outros países foi engrandecedor”, disse.

A estudante Milena Santos do 6º período apresentou o trabalho intitulado “Raça, Saúde e Interseccionalidade: articulação das políticas públicas para as mulheres no cuidado e na assistência nos serviços de saúde psicossocial”. “Viver o 21° Congresso Brasileiro de Sociologia foi uma experiência enriquecedora, pois apresentamos e representamos, através dos nossos trabalhos, o potencial de produção científica que desenvolvemos na Univasf. Além disso, teve um lugar especial na minha trajetória como estudante, pois conheci autores e autoras que fazem parte do nosso referencial teórico durante a formação e trocamos experiências com colegas de todas as regiões do país”, afirmou a discente.

Para a vice-coordenadora do curso de Ciências Sociais da Univasf Simone Viscarra, que apresentou o trabalho “Política e Patriarcado no sertão brasileiro: O caso da família Coelho na cidade de Petrolina/PE”, a participação no evento foi um ganho tanto para a Univasf quanto para os professores e discentes. “Participar de um congresso como este traz visibilidade para a Univasf como um polo de pesquisa em potencial. Também é importante para os estudantes terem reconhecimento para começar suas carreiras profissionais, se conhecerem como parte de um grupo e dar sentido ao que eles estão produzindo aqui. Além disso, para nós professores, é uma oportunidade de estreitar relações para futuras parcerias”.

O Congresso Brasileiro de Sociologia é a maior reunião científica brasileira na área de Sociologia e sua programação é composta por conferências, mesas redondas, fóruns, sessões especiais, minicursos, comitês de pesquisa, grupos de trabalho, laboratórios de pesquisa e o espaço “Sociólogos do Futuro”.