Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa de Educação Tutorial em Educação Física da Univasf promove aulas de capoeira para público infantil

Notícias

Programa de Educação Tutorial em Educação Física da Univasf promove aulas de capoeira para público infantil

publicado: 13/07/2022 12h03 última modificação: 13/07/2022 15h25
Júlia R. Mendes

Um projeto voltado para divulgação e incentivo a prática da capoeira na população infantil de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). É como pode ser definido o Projeto Capoeira Infantil, promovido pelo Programa de Educação Tutorial em Educação Física (PET-Educação Física) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O projeto irá disponibilizar aulas de capoeira, que serão realizadas na Univasf, para crianças de 3 a 11 anos. As inscrições são gratuitas e já estão abertas.

As inscrições poderão ser realizadas pelo formulário on-line até atingir o número máximo de vagas, que são 30 crianças por turma. Os responsáveis pelas crianças inscritas devem ingressar no grupo de WhatsApp pelo link disponibilizado no formulário. As atividades irão acontecer na sala 3 anexa ao Ginásio de Esportes do Curso de Educação Física, no Campus Sede, em Petrolina (PE). As aulas serão ministradas pelos monitores capoeiristas estudantes do curso de Educação Física, que são integrantes do PET, sob a supervisão do coordenador do projeto Sergio Moreira, professor do Colegiado de Educação Física e da Escola ABADÁ-Capoeira. Serão formadas quatro turmas, separadas por faixa etária, sendo duas turmas com aulas nas segundas e quartas pela tarde, e duas turmas com aulas as terças e quintas pela manhã.

Segundo Moreira, a proposta das aulas é toda fundamentada em uma abordagem pedagógica, na qual a criança estará aprendendo capoeira através de jogos, brincadeiras e movimentos adaptados a sua idade, além dos aspectos motores, socioeducacionais, rítmicos e musicais, históricos e culturais da modalidade. “O projeto tem caráter extensionista dentro da Univasf, sendo uma via de mão dupla, onde ao mesmo tempo que a comunidade infantil estará sendo beneficiada com aulas de capoeira, novos profissionais para essa modalidade estarão sendo treinados a ensinarem crianças”, enfatiza o professor, que destaca que a arte da capoeira é uma cultura nacional que merece divulgação e reconhecimento pela população.

Para dúvidas e mais informações sobre o projeto, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail sergio.moreira@univasf.edu.br.