Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa de Extensão em Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis) da Univasf busca parceiros e doações de materiais de construção

publicado: 27/10/2022 10h56 última modificação: 27/10/2022 10h56
Renata Freitas

Perspectiva arquitetônica do projeto mostra as três habitações, conjugadas, cada uma com portas e duas janelas. Também há áreas externas na entrada e atrás do terreno. Primeiro projeto do Programa Athis no Vale irá beneficiar três famílias com novas habitações.

Proporcionar a famílias de baixa renda da região de Petrolina e Juazeiro assistência técnica pública e gratuita para construção de moradias, desde a elaboração dos projetos arquitetônico e de engenharia até a execução da obra. Este é o objetivo central do Programa de Extensão em Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis no Vale) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), formado por servidores e estudantes da Univasf e do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), que está em busca de novos parceiros e doações de materiais de construção.

Criado em 2021 com base na Lei Nº 11.888, o Athis no Vale está com sua primeira ação em andamento. O projeto está reformulando as moradias de três famílias, que moram em um lote multifamiliar no bairro Pedro Raimundo, em Petrolina (PE). Os projetos arquitetônico e de engenharia estão concluídos, mas a execução da obra depende da doação de materiais de construção. São necessários materiais diversos, como areia, cimento, madeira, tijolos, blocos de fundação, aço, telhas, além de louças sanitárias e materiais de acabamento, como pisos e tinta.

“Iniciamos a Campanha de Doação de Materiais de Construção para arrecadar esses itens. Nosso objetivo é ir além do desenvolvimento dos projetos técnicos de arquitetura e engenharia e construir essas moradias, acompanhando todo o processo até a entrega das casas às famílias”, conta o coordenador do Athis no Vale, o arquiteto da Univasf Fernando Kursancew.

A equipe do projeto é constituída por cinco servidores da Univasf, entre técnicos-administrativos em educação e docentes, um estudante que atua como bolsista e uma professora do IFSertãoPE. A iniciativa também conta com a colaboração do Projeto Moringa, organização não-governamental que atua na defesa dos direitos sociais na região e por meio da qual, juntamente com o programa do governo municipal Transforma Petrolina, foi selecionada a primeira família participante do projeto.

O Athis tem o propósito de auxiliar no projeto de reforma e novas habitações de interesse social; apoiar municípios da região do Vale do São Francisco na redução do déficit habitacional, melhorar a qualidade ambiental da região de intervenção, atender aos critérios de acessibilidade universal e avaliar estabilidade, segurança e salubridade das edificações, além de auxiliar na aquisição dos recursos para construção. “Com esse projeto, a Univasf desempenha um papel importante na sociedade. Além de beneficiar as famílias e contribuir para a melhoria dos espaços urbanos, o projeto contribui para a formação profissional de estudantes da Universidade”, ressalta Fernando Kursancew.

Interessados em estabelecer parcerias ou realizar a doação de materiais podem entrar em contato com a coordenação do projeto pelo e-mail: infra@univasf.edu.br ou pelo telefone/WhatsApp: (81) 98757-2212.  Mais informações sobre o Athis no Vale estão disponíveis no site do projeto.