Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (Profei) abre seleção para turma 2026 com 20 vagas na Univasf

Notícias

Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (Profei) abre seleção para turma 2026 com 20 vagas na Univasf

publicado: 10/09/2025 10h56 última modificação: 10/09/2025 10h56

O Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (Profei) abriu o processo seletivo do Exame Nacional de Acesso para a turma 2026. Ao todo, são ofertadas 620 vagas em instituições de ensino superior de todo o país, sendo 20 destinadas à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), 16 para ampla concorrência e 4 reservadas a políticas afirmativas: étnico-racial e pessoas com deficiência (PcD). As inscrições estarão abertas a partir de amanhã (11) e podem ser realizadas até as 16h59 do dia 29 de setembro, horário de Brasília. Na Univasf, o curso é ofertado no Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI).

Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site do Profei. O valor da taxa de inscrição é de R$ 130,00. A lista completa de documentos que os candidatos devem anexar no ato da inscrição está disponível no Edital Nº 8/2025. Poderão participar da seleção os titulares de diploma de graduação, devidamente registrado no MEC, que atuem como professores regentes de classe na Rede Pública de Ensino da Educação Básica, com carga horária mínima de 20 horas semanais, em sala de aula regular ou em atendimento educacional especializado, na modalidade de sala de recursos multifuncionais ou de itinerância.

Na Univasf, as 20 vagas do Profei para a turma 2026 estão distribuídas entre três linhas de pesquisa: Linha I – Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, com 2 vagas; Linha II – Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva, com 3 vagas; e Linha III – Práticas e Processos Formativos de Educadores para a Educação Inclusiva, com 15 vagas.

O processo seletivo será realizado em quatro etapas: homologação da inscrição, análise dos documentos para pontuação, avaliação do projeto de pesquisa e entrevista com os candidatos. A etapa de homologação das inscrições ocorrerá de 1º a 14 de outubro, e a lista final de aprovados para a análise de projetos será publicada em 22 de outubro. A análise de documentos será realizada de 17 a 26 de outubro, com resultado em 27 de outubro. A avaliação dos projetos de pesquisa acontecerá entre 4 e 16 de novembro, e os candidatos aprovados para a entrevista serão divulgados em 24 de novembro. As entrevistas e bancas de heteroidentificação ocorrerão de 25 de novembro a 5 de dezembro. O resultado preliminar com notas e classificação sairá em 8 de dezembro, e a classificação definitiva será publicada em 19 de dezembro de 2025.

O Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (Profei) é um programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação. Voltado para professores em exercício na Rede Pública de Ensino da Educação Básica, o curso oferece formação continuada com o objetivo de ampliar o repertório de conhecimentos e práticas pedagógicas, promovendo o desenvolvimento em diferentes contextos educacionais e garantindo uma educação inclusiva, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação no país.