Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) realiza seleção para turma 2022 do mestrado acadêmico

publicado: 19/10/2021 11h05 última modificação: 19/10/2021 11h05
Júlia R. Mendes

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), lançou edital referente ao processo seletivo para ingresso no mestrado acadêmico no ano letivo de 2022. Há 12 vagas disponíveis e destas três são destinadas a pessoas pretas e pardas, indígenas e com deficiência; uma para transexuais e travestis; e uma é destinada aos servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAE) da Univasf. As inscrições podem ser feitas até 21 de outubro.

Estão aptos a participar da seleção portadores de diploma ou de declaração de conclusão de curso de graduação em qualquer área, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou Conselho Nacional de Educação (CNE), e estudantes que comprovem que irão concluir o curso de graduação antes da matrícula no programa. O PPGPSI possui uma área de concentração em “Psicologia” e duas linhas de pesquisa: “Processos Cognitivos e Comportamentais” e “Processos Psicossociais”. Os interessados podem efetuar as inscrições por meio do site do Sistema de Inscrição em Processos Seletivos (PS) da Univasf.

No ato da inscrição, o candidato deve anexar, em formato PDF, o formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado; documento de identificação pessoal com foto; CPF; diploma de graduação, ou declaração de conclusão de curso, frente e verso; histórico escolar do curso de graduação; currículo lattes atualizado; e projeto de pesquisa na área de interesse do orientador pretendido. Candidatos que pretendem concorrer às vagas reservadas às políticas afirmativas devem anexar os documentos adicionais descritos no Edital Nº 25/2021. Aqueles que desejarem dispensar a prova escrita de inglês devem apresentar documentação comprobatória de proficiência em língua estrangeira. Em caso de participantes estrangeiros, é necessária a cópia autenticada do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa (Celpe-Bras), em nível intermediário, no mínimo.

A seleção engloba duas provas que irão avaliar a compreensão e interpretação de textos científicos em inglês, e os conhecimentos metodológicos e da linha de pesquisa; avaliação do projeto de pesquisa na área do orientador e análise do currículo lattes. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 8 de dezembro na página do PS Univasf. Todos os prazos e outras informações podem ser consultadas no edital. Mais informações sobre o mestrado estão disponíveis no site do PPGPSI.