Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa EmbarcaTech realiza seleção para capacitação em sistemas embarcados com vagas para polo de formação na Univasf

Notícias

Programa EmbarcaTech realiza seleção para capacitação em sistemas embarcados com vagas para polo de formação na Univasf

publicado: 10/10/2024 17h17 última modificação: 10/10/2024 17h35

O programa EmbarcaTech - Residência Tecnológica em Sistemas Embarcados está com inscrições abertas para a seleção de estudantes do ensino médio, graduação e pós-graduação e portadores de diploma de nível técnico ou superior em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) interessados em participar de uma capacitação profissional técnica. A seleção é realizada pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (Cepedi), que promove a capacitação em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Softex. São ofertadas mil vagas para a primeira etapa do programa na Bahia, das quais 200 são para o polo de formação de Juazeiro, que será na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), com possibilidade de bolsa para os estudantes classificados para a segunda etapa. As inscrições podem ser feitas gratuitamente de hoje (10) até 27 de outubro.

Os interessados devem se inscrever por meio de formulário on-line, disponível no site do programa. Os candidatos devem residir no Estado da Bahia ou em município situado a uma distância de até 200 quilômetros das cinco cidades polo, entre elas Juazeiro, mesmo que a cidade esteja localizada em outro estado, conforme estabelece o edital. Todos os pré-requisitos e documentos exigidos para participar do processo seletivo constam no edital.

O programa é composto por uma capacitação inicial de três meses, que será realizada de forma on-line, com atividades síncronas e assíncronas, e irá certificar os participantes. Ao final da primeira fase, serão selecionados 20 participantes para a etapa da Residência Tecnológica, com duração de 12 meses e a oferta de uma bolsa de estudos no valor de R$ 3.100,00 aos residentes. No total, serão 100 bolsas para os cinco polos da Bahia.

O curso de capacitação da primeira etapa será ministrado no polo Juazeiro pelo professor do Colegiado de Engenharia Elétrica (Cenel) Ricardo Prates, responsável pelo programa na Univasf. Ele contará com o apoio de dois tutores nesta etapa. Na segunda fase, o programa também terá a participação do coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Univasf e professor do Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental, Daniel Costa.

A seleção dos candidatos para o EmbarcaTech ocorrerá por meio de prova on-line com questões de múltipla escolha, a ser aplicada em 6 de novembro. A divulgação preliminar do resultado da prova está prevista para a partir de 8 de novembro e o resultado final, após prazo recursal, para 14 de novembro. A matrícula será realizada em 16 a 20 de novembro e as aulas terão início em 25 de novembro. O cronograma completo consta no edital.

O EmbarcaTech acontece em cinco estados do Nordeste e no Distrito Federal com o intuito de ampliar a capacidade de inovação tecnológica em Internet das Coisas (IoT), promovendo debates e a difusão do conhecimento gerado, formando redes de cooperação tecnológica, incentivando o surgimento de startups e facilitando a cooperação entre empresas e universidades. Mais informações estão disponíveis no site do programa.