Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa Escola Verde realiza a II Conferência Nacional Desafios da Base Nacional Comum Curricular

Notícias

Programa Escola Verde realiza a II Conferência Nacional Desafios da Base Nacional Comum Curricular

publicado: 16/02/2024 12h33 última modificação: 16/02/2024 12h33

Com o intuito de debater os desafios e perspectivas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto da educação básica no Brasil, o Programa Escola Verde (PEV) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará a II Conferência Nacional Desafios da BNCC. O evento ocorrerá de forma remota entre os dias 23 e 26 de abril e será promovido em parceria com diversas instituições de ensino. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até 22 de abril.

A II Conferência Nacional Desafios da BNCC, que tem como tema “Novos Caminhos Necessários para a Educação Básica”, é destinada a educadores e professores, gestores escolares, pesquisadores da área de educação, profissionais da área educacional, estudantes de cursos de licenciatura e áreas afins, e demais interessados em discutir sobre a educação do Brasil. A inscrição deve ser feita pelo site da conferência, mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$22,00. O evento será transmitido pelo Canal do Programa Escola Verde no YouTube.

Esta edição do evento pretende promover o diálogo entre especialistas, pesquisadores, educadores e os participantes interessados na área e nos temas que serão discutidos. Serão realizadas nove conferências, divididas em quatro dias, que serão ministradas por pesquisadores de diversos locais do país. Eles discutirão os temas relacionados à BNCC e seu impacto na educação básica. A conferência de abertura será realizada pelo presidente da Comissão de Elaboração da BNCC e sociólogo, César Callegari, que falará sobre “A BNCC e a Educação Necessária”.

Segundo o coordenador do evento e do PEV, Paulo Ramos, a II Conferência Nacional Desafios da BNCC proporcionará um ambiente de reflexão e atualização sobre temas fundamentais da educação brasileira, a partir do compartilhamento de conhecimentos, experiências e diversas perspectivas sobre a BNCC. “Esperamos também que o evento estimule o diálogo e a colaboração entre os participantes, promovendo a construção coletiva de soluções para os desafios enfrentados na implementação da BNCC”, comenta Ramos, que também é docente do Colegiado de Ciências Sociais da Univasf.

A realização da II Conferência Nacional Desafios da BNCC conta com apoio da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), da Universidade de Pernambuco (UPE), da Faculdade de Petrolina (Facape) e do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), além do Programa de Residência Pedagógica (RP) da Univasf.

Aprovada em 2017, a BNCC é um documento que determina as competências gerais e específicas, as habilidades e as aprendizagens essenciais que todos os alunos da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) devem desenvolver durante cada etapa.

registrado em: , , ,