Notícias
Programa Institucional Práticas Profissionais Inclusivas é lançado durante seminário na Univasf
Será realizada hoje (24) a abertura do I Seminário Nacional Práticas Profissionais Inclusivas, promovido pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento, que irá até amanhã (25), tem como destaque o lançamento oficial do Programa Institucional Práticas Profissionais Inclusivas (PPI). O Programa tem como objetivo formar profissionais inclusivos, buscando também garantir a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A solenidade acontece a partir das 18h, no Cineteatro do Campus Sede, em Petrolina (PE), e será transmitida pelo canal da TV Caatinga no YouTube.
O reitor Telio Nobre Leite participará da abertura do evento. O PPI se iniciou em 2021 e, na ocasião, foi apresentado para a comunidade acadêmica de forma remota, ainda durante a pandemia de Covid-19. Agora o programa será lançado oficialmente de forma presencial no evento, que tem como tema central “Formando profissionais para humanos, tenham ou não deficiência”.
Durante o lançamento, serão apresentados a logomarca do projeto, os conceitos, as metodologias consolidadas e as futuras ações. A iniciativa nascida na Univasf atravessa todos os pilares da universidade, divididos em ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para as práticas profissionais inclusivas dentro das instituições de ensino superior.
Segundo a coordenadora do NAI, Karla Daniele de Sá Maciel Luz, o PPI é um programa inédito em todas as universidades do Brasil e ajudará as instituições a reformular suas formas de incluir pessoas com deficiência dentro e fora da academia. “O Programa nos ensina e nos orienta a pensar toda a articulação, a organização social para as mais diversas condições humanas, não apenas para humanos sem deficiência”, disse a professora.
Além da apresentação do PPI, haverá o lançamento do primeiro curso EaD Práticas Profissionais Inclusivas, apresentado pelo tradutor e intérprete de Libras do NAI Davi Figueiredo de Lima. A programação também contará com palestras e mesas redondas, que abordarão assuntos relacionados à temática central do evento.
O Seminário também terá a palestra “Práticas Profissionais Inclusivas: Uma Realidade Necessária”, na manhã de sábado (25), que será ministrada pelo revisor de textos em braille da Univasf e coordenador Geral de Tecnologia Assistiva da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (SEDES) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Milton Pereira de Carvalho Filho.
A programação completa e outras informações sobre o evento estão disponíveis no site e na página do NAI no Instagram.
