Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programação da 16ª Scientex teve minicursos e palestra sobre o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais na manhã de ontem (22)

publicado: 23/11/2023 12h13 última modificação: 23/11/2023 12h14

Estrutura e projetos do CNPEM foram apresentados pelo diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), Rodrigo Capaz.

As atividades da 16ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) tiveram início na manhã de ontem (22), com a realização de dois minicursos e uma palestra sobre o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), no Campus Sede, em Petrolina (PE). Também houve a abertura da 12ª Mostra de Pós-Graduação (MPG), no CIEB Rui Barbosa, em Juazeiro (BA). O principal evento acadêmico da Univasf tem como tema este ano “Inovação e Democracia: Fortalecendo a Universidade Pública” e reúne estudantes e servidores de vários campi da Instituição.

A primeira palestra do evento, realizada pela manhã no Cineteatro, teve como tema “CNPEM de portas abertas, fortalecendo a ciência, a tecnologia e a inovação” e contou com a participação do diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) do CNPEM, Rodrigo Barbosa Capaz. Na palestra, ele apresentou o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), localizado em Campinas (SP), que possui diversos laboratórios multiusuários, entre os quais o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNSN), que são abertos a pesquisadores do Brasil e do exterior para a realização de pesquisas em áreas diversas.

Além da infraestrutura física de alta tecnologia e do apoio de técnicos capacitados, o CNPEM financia passagem e hospedagem para professores e estudantes que desenvolvam suas pesquisas nos seus laboratórios. “Estar na Univasf para divulgar o CNPEM é algo valioso, pois temos grandes instalações que não fazem sentido se não estiverem disponíveis para o uso de vários pesquisadores. E nós queremos a presença de pesquisadores de todas as regiões do Brasil usando os laboratórios”, enfatizou.

A oportunidade de conhecer mais sobre a atuação do CNPEM atraiu um bom público para a palestra. Entre os presentes estava o estudante Diogo Ramos, ingressante do curso de Engenharia Mecânica. “Muito boa a palestra. Gostei de conhecer as informações sobre a estrutura do centro e de saber que ele pode contribuir para experimentos que eu quero fazer”, contou o estudante, que já planeja um projeto de desenvolvimento na área de mecatrônica.

Para o professor Helinando Pequeno de Oliveira, dos Colegiados de Engenharia Elétrica (Cenel) e de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (CPGCM), que já está realizando alguns estudos na área de geração de energia por triboeletricidade com apoio do CNPEM, a parceria com o centro trará um impacto muito positivo para as pesquisas realizadas na Univasf e em toda a região Nordeste. “Conseguiremos estar no circuito dos grandes laboratórios nacionais de pesquisa. Isso trará muitos avanços para as pesquisas que são feitas no Nordeste, especialmente aqui no interior”, avalia.

Durante a manhã de ontem (22), também foram realizados os minicursos “Os primeiros passos para dominar as suas finanças e fazer o dinheiro trabalhar para você” (foto acima), ministrado pelo discente Josenildo Rômulo de Paula, do curso de Ciências da Natureza, do Campus Senhor do Bonfim; e “DIU de cobre: inserção, manejo e retirada” (foto abaixo), ministrado pelos professores Ana Cleide da Silva Dias e Tarcísio Menezes, do Colegiado de Medicina, do Campus Sede.

A 16ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) acontece até amanhã (24) no Campus Sede, em Petrolina (PE). Esta edição é organizada pelas Pró-Reitorias de Ensino (Proen), Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) e de Extensão (Proex). A organização do evento conta com apoio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). A programação completa está disponível no site e no Instagram do evento.