Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programas de pós-graduação da Univasf são bem avaliados pela Capes

Programas de pós-graduação da Univasf são bem avaliados pela Capes

publicado: 19/09/2022 12h07 última modificação: 19/09/2022 12h07
Renata Freitas

Cartaz quadrado com fundo branco traz no alto à esquerda: Programa de Pós-Graduação (em fonte preta) em Ciências Veterinárias do Semiárido (em fonte laranja). Ao lado, a logo do programa. Abaixo, centralizada, a informação: “Agora é nota 5 Avaliação Capes” (com o número em fonte grande na cor laranja) e seguida por cinco estrelas amarelas. No rodapé, a logo da Univasf à esquerda, o Instagram @prppg_univasf e a logo da PRPPGI à direita.Os Programas de Pós-Graduação (PPGs) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foram bem avaliados na última Avaliação Quadrienal, referente ao período 2017 a 2020, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e receberam conceitos entre 3 e 5, em uma escala que vai de 1 (menor nota) a 7 (maior nota). Entre os 13 PPGs avaliados, cinco subiram de conceito, entre eles a Pós-Graduação em Ciências Veterinárias do Semiárido, que alcançou a nota 5 nesta avaliação.

Também receberam conceitos mais altos nesta avaliação, os PPGs em Biociências e Agronomia - Produção Vegetal, que receberam nota 4. Os PPGs em Arqueologia e em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial saíram do conceito A, atribuído aos cursos quando são autorizados a funcionar, para respectivamente 3 e 4 em sua primeira avaliação quadrienal. Os programas Ciências da Saúde e Biológicas, Ciência dos Materiais e Ciência Animal mantiveram o conceito 4 obtido no último período de avaliação. O mesmo ocorreu com Extensão Rural, Educação Física, Psicologia e Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido, que mantiveram a nota 3 neste quadriênio.

O PPG em Ciências Veterinárias do Semiárido (PPGCVS) é o primeiro programa da Univasf a obter a nota 5 na Avaliação Quadrienal da Capes. Criado em 2013 no Campus Ciências Agrárias (CCA), em Petrolina, o programa ofertou inicialmente o curso de mestrado. Em 2019, passou a ofertar o doutorado. Até o momento, foram defendidas 86 dissertações de mestrado e duas teses de doutorado da primeira turma do curso, cujo prazo de conclusão é fevereiro de 2023. Atualmente, o PPGCVS conta com 68 discentes matriculados, dos quais 27 cursam o mestrado e 41, o doutorado.

Para o coordenador do PPGCVS, João José de Simoni Gouveia, a nota demonstra que o programa está consolidado em sua área no contexto nacional e evidencia o amadurecimento da Univasf enquanto instituição geradora de conhecimentos, proporcionando mais visibilidade para o programa e a própria Universidade ao mesmo tempo em que se elevam as exigências. “Esta nota reflete a organização e o comprometimento de docentes e discentes com o programa e o conhecimento dos itens avaliados, seus requisitos e parâmetros. Tudo isso aliado ao preenchimento minucioso dos relatórios anuais”, afirma.

O professor do Alexandre Coutinho Antonelli, que esteve à frente da coordenação do PPGCVS no quadriênio avaliado, destaca a relevância do conceito para o programa e para a Univasf. “Este conceito 5 faz com que nos apresentemos como um programa diferenciado qualitativamente na formação de pessoal qualificado localizado no semiárido nordestino, além de impactar diretamente na capacidade de atrair a atenção da iniciativa privada e de outras instituições de pesquisa para estabelecer parcerias, e de conferir mais visibilidade no cenário nacional, atraindo um número maior de candidatos a discentes, principalmente oriundos de outras universidades”, observa. Ele também destaca a importância do planejamento estratégico elaborado pelo programa, assim como o registro de todas as ações e resultados obtidos junto à Capes para subsidiar a avaliação quadrienal.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Univasf, Patrícia Nicola, ressalta que 54% dos PPGs da Univasf (excetuando os programas ofertados em rede) têm conceito bom ou muito bom. Ela destaca que esse desempenho resulta da dedicação de todos que compõem a pós-graduação. “O resultado é fruto do esforço coletivo, trabalho diário e persistente de docentes, discentes, egressos, técnicos administrativos e técnicos de laboratório, que se dedicam incansavelmente a fazer pesquisa de qualidade na Univasf”, afirma.

Os bons resultados alcançados pelos diversos programas possibilitam uma expansão da pós-graduação na Univasf, com a criação de novos cursos de mestrado e doutorado. A pró-reitora informa que serão submetidas à Capes novas propostas visando à abertura do doutorado do PPG Ciências da Saúde e Biológicas e de novos cursos de mestrado em Ensino e em Política, Cultura e Ambiente.

Mestrados em rede – Dentre os PPGs profissionais ofertados pela Univasf em rede com outras instituições parceiras, destaca-se o Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF), que passou de 4 para 5 neste período avaliativo. Os Mestrados Profissionais em Matemática em Rede Nacional (Profmat), Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit) e Sociologia em Rede Nacional (Profsocio) obtiveram nota 4. O Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap) recebeu nota 2 no quadriênio avaliado. A coordenação do curso na Univasf ressalta que esse conceito é preliminar e informa que o Comitê Gestor do Profiap entrará com recurso à nota atribuída.