Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto “Inclusão Digital por meio da Internet das Coisas” está com inscrições abertas para ações de capacitação

Notícias

Projeto “Inclusão Digital por meio da Internet das Coisas” está com inscrições abertas para ações de capacitação

publicado: 04/11/2021 17h15 última modificação: 04/11/2021 17h15
Júlia R. Mendes

Com o intuito de fomentar a inclusão digital de cidadãos leigos em computação, o projeto de extensão Inclusão Digital por meio da Internet das Coisas (InDICo), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realiza uma capacitação voltada ao uso das tecnologias. O projeto é composto por três palestras e um minicurso ministrados por professores e estudantes da Univasf. As próximas atividades irão acontecer nos dias 8 e 15 de novembro e 6 de dezembro, sempre às 19h. Para cada atividade são disponibilizadas 50 vagas. As inscrições podem ser realizadas por qualquer pessoa interessada em software embarcado, Arduino e automação até o dia de cada ação.

O projeto, que já realizou uma palestra sobre o uso de drones e suas aplicabilidades no semiárido nordestino, pretende mostrar os primeiros passos da programação e despertar a curiosidade dos participantes para aprofundar os conhecimentos nessa tecnologia. Estudantes, profissionais e empresários, ou qualquer pessoa com segundo grau completo que tenha interesse, podem realizar as inscrições gratuitamente por meio de formulário on-line.

As orientações para ter acesso às atividades serão enviadas para os inscritos através de e-mail. O conteúdo das atividades são projetos que alunos e professores da Univasf realizam, ou já realizaram, na Instituição, em seus grupos de pesquisa. Serão apresentadas as tecnologias necessárias para iniciar o uso da plataforma Arduino e noções de empreendedorismo, para auxiliar os inscritos na ampliação das possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

A próxima palestra irá acontecer nesta segunda-feira (8), com a temática “Demandas tecnológicas existentes no Vale do São Francisco”. O convidado é o professor Marcelo Sobrinho, do Colegiado de Administração (CADM). No dia 15 de novembro, o professor do Colegiado de Engenharia da Computação (Cecomp) Marcelo Linder irá falar sobre “Automação residencial e casas inteligentes”. Para finalizar, no dia 6 de dezembro, os estudantes bolsistas e voluntários do curso de Engenharia da Computação irão ministrar um minicurso sobre “Ferramenta grátis Tikercad: usada para simulação de Arduino com exemplos práticos”.

De acordo com o coordenador do projeto InDICo e professor do Cecomp, Mário Godoy, a busca por modernizar os meios vem se intensificando e é de grande relevância que a sociedade se interesse mais por esse assunto. “A elevada concorrência no mercado de trabalho impõe a necessidade de alta e constante qualificação da mão de obra. As palestras serão ministradas por profissionais com mais de dez anos de experiência, mestres e doutores que cuidadosamente elaboraram um conteúdo exclusivo para apresentar tecnologias complexas de forma simples para a população”, ressalta.

Além das palestras e minicurso, o projeto também irá elaborar um manual prático gratuito, de linguagem acessível, sobre os conteúdos apresentados ao longo da capacitação. A publicação do manual será informada aos inscritos via e-mail.