Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto “O Som do Pensamento” realiza roda de conversa sobre música neste sábado (27), em São Raimundo Nonato (PI)

publicado: 25/07/2019 09h45 última modificação: 25/07/2019 09h45
Beatriz Granja

O Colegiado de Antropologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realiza, neste sábado (27), mais uma edição do projeto de extensão “O Som do Pensamento: Rodas de Diálogo sobre Músicas”. O encontro vai acontecer às 16h, no Núcleo de Extensão da Univasf, em São Raimundo Nonato (PI). O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

O Som do Pensamento visa promover diálogos entre estudantes, docentes, compositores e a comunidade sobre o processo construtivo da música autoral, sob uma perspectiva do conhecimento antropológico. Nesta edição, os compositores convidados são Rodrigo Lessa, professor do Colegiado de Arqueologia da Univasf, James Casablanca, Giuliana Vitória e Janiel Dias.

Durante o evento, os compositores tocam as musicas e, logo após, discutem as impressões, sentimentos e opiniões que a música passa. Neste momento, o compositor apenas escuta, dando liberdade para que os ouvintes expressem suas interpretações. Em seguida, ele expõe a letra da musica mostrando suas percepções em relação ao mundo e seus sentidos.

Joaquim Izidro, professor do Colegiado de Antropologia e coordenador do projeto, acredita que a antropologia está presente em muitas expressões cotidianas e que a música faz parte destas manifestações. “Acreditamos que a música é uma dessas expressões, ela reflete pontos de vista e carregam sentimentos relacionados ao mundo em que as pessoas vivem. A música autoral, nesse projeto, é veículo para termos uma melhor compreensão desse lugar chamado São Raimundo Nonato”, afirma o professor.