Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto “O Som do Pensamento” realiza roda de conversa sobre música neste sábado (27), em São Raimundo Nonato (PI)

Notícias

Projeto “O Som do Pensamento” realiza roda de conversa sobre música neste sábado (27), em São Raimundo Nonato (PI)

publicado: 25/07/2019 09h45 última modificação: 25/07/2019 09h45
Beatriz Granja

O Colegiado de Antropologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realiza, neste sábado (27), mais uma edição do projeto de extensão “O Som do Pensamento: Rodas de Diálogo sobre Músicas”. O encontro vai acontecer às 16h, no Núcleo de Extensão da Univasf, em São Raimundo Nonato (PI). O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

O Som do Pensamento visa promover diálogos entre estudantes, docentes, compositores e a comunidade sobre o processo construtivo da música autoral, sob uma perspectiva do conhecimento antropológico. Nesta edição, os compositores convidados são Rodrigo Lessa, professor do Colegiado de Arqueologia da Univasf, James Casablanca, Giuliana Vitória e Janiel Dias.

Durante o evento, os compositores tocam as musicas e, logo após, discutem as impressões, sentimentos e opiniões que a música passa. Neste momento, o compositor apenas escuta, dando liberdade para que os ouvintes expressem suas interpretações. Em seguida, ele expõe a letra da musica mostrando suas percepções em relação ao mundo e seus sentidos.

Joaquim Izidro, professor do Colegiado de Antropologia e coordenador do projeto, acredita que a antropologia está presente em muitas expressões cotidianas e que a música faz parte destas manifestações. “Acreditamos que a música é uma dessas expressões, ela reflete pontos de vista e carregam sentimentos relacionados ao mundo em que as pessoas vivem. A música autoral, nesse projeto, é veículo para termos uma melhor compreensão desse lugar chamado São Raimundo Nonato”, afirma o professor.