Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Aquaticus da Univasf sobe nos três degraus do pódio em competições de natação

publicado: 09/06/2017 16h05 última modificação: 09/06/2017 16h05
João Pedro Ramalho
Exibir carrossel de imagens Equipe do projeto Aquaticus ficou em primeiro lugar no “Desafio 8 horas Nadando com o Sesi”

O projeto de extensão Aquaticus, vinculado ao Colegiado de Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), alcançou resultados de destaque em competições de natação disputadas nos últimos finais de semana. No dia 28 de maio, uma equipe formada por 28 nadadores, sendo a maioria de integrantes do projeto, conquistou o primeiro lugar no “Desafio 8 horas Nadando com o Sesi”, realizado na unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi), em Juazeiro (BA). Já nos últimos sábado (3) e domingo (4), o atleta Romário de Menezes participou do XVII Campeonato Pernambucano Masters de Natação em Piscina Curta, no Recife (PE), e ganhou uma medalha de prata e duas de bronze.

A equipe que disputou o “Desafio 8 horas Nadando com o Sesi” foi formada por professores e estudantes da Univasf e membros da comunidade externa que compõem o projeto Aquaticus, além de outras pessoas que se somaram ao grupo para a competição. Os 28 nadadores se revezaram ininterruptamente durante as 8 horas em uma piscina de 25 metros e tiveram a metragem percorrida contabilizada por um árbitro. Ao final, foram nadados 46.600 metros, o que possibilitou a conquista do primeiro lugar.

Para a professora do Cefis e coordenadora do projeto, Lara Elena Gomes, o desempenho da equipe foi positivo em dois aspectos. “Foi a primeira vez que terminamos em primeiro lugar. Também foi a primeira vez que conseguimos reunir todo o grupo em uma mesma competição”, contou Lara.

Já o atleta Romário Menezes, que está há dois anos no Aquaticus, foi o único representante do projeto nesta edição do Campeonato Pernambucano Masters de Natação em Piscina Curta, promovido pela Associação dos Nadadores Masters de Pernambuco. Romário terminou em terceiro lugar nas provas de 50 e 100 metros nado peito, conquistando medalhas de bronze, e em segundo lugar nos 100 metros nado livre, o que lhe conferiu a medalha de prata.

Aquaticus – O projeto Aquaticus, que conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), teve início em 2015 e é voltado para treinamento de atletas, a fim de disputarem competições de natação. Além da professora Lara Elena Gomes, seus orientandos do mestrado em Educação Física da Univasf e monitores do projeto, Gabriel Leite e Ingrid Batista, treinam a equipe, que é formada por 17 nadadores. Os treinos acontecem três vezes por semana, na piscina do Cefis, localizada no Campus Sede, em Petrolina (PE).