Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Artes no Velho Chico: Velejando em Ideias relembra Ensaios Musicais da Univasf nesta sexta-feira (18)

publicado: 15/06/2021 14h56 última modificação: 15/06/2021 14h56
Júlia R. Mendes

Para relembrar um projeto que lotava os auditórios da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o Ensaios Musicais, a Diretoria de Artes, Cultura e Ações Comunitárias (DACC) realizará, nesta sexta-feira (18), a segunda edição do projeto Artes no Velho Chico: Velejando em Ideias. O evento, que irá mesclar bate-papo, poesia e música, acontecerá a partir das 19h30, pelo Instagram da DACC.

A live desta semana terá como convidados os músicos Weslley Heimmard, Monzitti Baumann e Dalmo Funchal, que participaram da organização do projeto Ensaios Musicais, realizado no período de 2013 a 2015. Os três convidados desta edição são egressos da Univasf, formados em Psicologia. O evento também contará com a participação do servidor da DACC Thiê Gomes, que ficará responsável pela mediação do bate-papo. Além de resgatar histórias sobre o Ensaios Musicais, os convidados irão tocar algumas composições de Dominguinhos, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, que foram tema de uma das edições do Ensaios Musicais.

“Essa live será regada a muita música e poesia do nosso forró tradicional”, antecipa Thiê Gomes. Para ele, a cultura depende da memória e do que é registrado no tecido social, por isso é tão importante relembrar esses momentos. “Lembrar essas ações artísticas nos faz não só rever o passado, mas pensar no presente e no futuro. A arte tem esse poder de transformação da cultura e do social”, pontua.

O Ensaios Musicais foi um projeto organizado por discentes em conjunto com a DACC, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), que teve quatro edições. O projeto reunia nos auditórios da Universidade grandes públicos e a cada edição trazia uma temática diferente: “Bossa Nova”, “Tropicália e Novos Baianos”, “Dominguinhos, Gonzagão e Jackson do Pandeiro” e “Samba”. A iniciativa também contou com a participação de grandes nomes da música brasileira, a exemplo de Luiz Galvão, dos Novos Baianos, que esteve presente à segunda edição, e do sanfoneiro Rennan Mendes, que participou da terceira edição com o tema forró.

O projeto Artes no Velho Chico: Velejando em Ideias foi criado para relembrar as ações artísticas e culturais que marcaram a trajetória da DACC, além de promover o diálogo com artistas das diferentes áreas culturais da região. As ações do projeto serão divididas em três etapas. Nesta primeira fase, as lives irão relembrar ações culturais realizadas pela DACC. Na segunda, haverá debates com servidores e estudantes da Univasf que atuam na área de arte e cultura sobre produção cultural. E na terceira etapa, o projeto reunirá artistas e produtores culturais do Vale do São Francisco para discutir e planejar, em conjunto com a DACC, ações futuras que possam integrar a comunidade artística da Universidade e os artistas regionais, durante e após a pandemia de Covid-19. A próxima live está prevista para o início do mês de julho.