Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Café com Ideias discute hoje (22) atividades para pessoas com autismo durante isolamento social

Notícias

Projeto Café com Ideias discute hoje (22) atividades para pessoas com autismo durante isolamento social

publicado: 22/06/2020 15h59 última modificação: 22/06/2020 15h59
Gersica Brito

Em sua primeira edição, o projeto Café com Ideias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) divulgará, hoje (22), um vídeo sobre “Dicas de atividades para pessoas com autismo em isolamento social: rotina na pandemia e festa de São João”. A ação tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e tem como principal intuito o enfrentamento da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus. O tema escolhido para esta primeira edição será abordado através de entrevista, que estará liberada no Canal do Youtube Autism Education, às 18h.

A entrevista foi concedida pela psicóloga especialista em autismo, Kaline Jambeiro, e mediada pela professora Gisele Lemos Shaw, do Colegiado de Ciências da Natureza do Campus Senhor do Bonfim, da Univasf. Devido à amplitude do tema e das diversas informações que serão abordadas, a entrevista foi dividida em duas partes. A primeira discute como orientar as crianças no período da pandemia da Covid-19, como estruturar a rotina e também sobre a possibilidade de festejar o São João em isolamento social, como uma atividade de lazer em família. Já na segunda parte, a especialista dará dicas de jogos para explorar com as crianças. As duas partes da entrevista serão divulgadas hoje.

Voltado a pesquisadores, professores, estudantes e à sociedade em geral, o Café com Ideias pretende alcançar três objetivos: propiciar discussões sobre educação em tempos de pandemia; gerar reflexões sobre perspectivas para o processo de ensino e aprendizagem em período pandêmico e possibilitar o surgimento de pensamentos acerca da educação pós-pandemia e sobre os impactos do isolamento nas culturas educacionais universitárias e escolares brasileiras.

A coordenadora do projeto, Gisele Shaw, diz que o cenário de pandemia da Covid-19 tem gerado reflexões e debates acerca de como educar, seja em instituições de Ensino Superior ou em instituições escolares. Por isso, afirma que é importante dar espaço a pesquisadores e especialistas de diversas áreas, principalmente dos campos da educação em ensino, para que sejam ativados os pensamentos que podem contribuir com decisões e políticas públicas na educação brasileira. “Assim, o Café com ideais propõe proporcionar esse espaço de discussões produtivas sobre educação em tempos de pandemia e o repensar da educação por meio de lives e vídeos, respeitando o isolamento social”, finaliza a professora.

O Café com ideias é um projeto em que são propostos espaços de debates, por meio de lives e vídeos transmitidos em redes sociais. O intuito é favorecer diálogos e pensamentos entre pesquisadores, professores, estudantes e comunidade em geral para repensar o fenômeno educativo, durante e pós-pandemia. No dia 3 de julho, será realizada mais uma edição do projeto, com a participação da professora Gisele juntamente com Kaline Jambeiro. Elas farão uma live, que também será transmitida pelo Canal Autism Education, às 18h, para tratar da temática “Crianças em isolamento: e agora?”.