Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Cena na Serra apresenta filme sobre juventude dos anos 1980

Projeto Cena na Serra apresenta filme sobre juventude dos anos 1980

publicado: 22/11/2018 14h45 última modificação: 22/11/2018 16h01
Renata Freitas

O filme Califórnia, da diretora Marina Person, será exibido hoje (22) na segunda sessão do projeto de extensão Cena na Serra – Cinema em Ação, em São Raimundo Nonato (PI). A apresentação do longa-metragem será realizada a partir das 19h, no Núcleo de Extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no Centro da cidade. A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade.

O longa de 2015 tem Clara Gallo, Caio Blat, Caio Horowicz, Livia Gijon, Letícia Fagnani e Giovanni Gallo no elenco. A história se passa em 1984 e é acompanhada de uma trilha sonora com os grandes nomes e sucessos da música pop à época. O enredo mostra Estela (Clara Gallo), que vive a conturbada passagem pela adolescência. O sexo, os amores, as amizades e tudo parece muito complicado. Seu tio Carlos (Caio Blat) é seu maior herói, e a viagem à Califórnia para visitá-lo, seu grande sonho. Mas tudo desaba quando ele volta magro, fraco e doente. Entre crises e descobertas, Estela irá encarar uma realidade que mudará definitivamente sua forma de ver o mundo.​

Califórnia participou de diversos festivais e conquistou alguns prêmios. Entre eles, o de Melhor Ator Coadjuvante para Caio Horowicz, no Festival do Rio 2015; Melhor Roteiro e Melhor Intepretação (Clara Gallo), no Mix Brasil 2015; e Prêmio da Juventude, na Mostra de São Paulo 2015.

O Cena na Serra é um cineclube que promove exibições quinzenais de produções audiovisuais brasileiras com o intuito de discutir as obras cinematográficas e contribuir com a promoção do direito à cultura da população de São Raimundo Nonato. O projeto é coordenado pela professora do Colegiado de Antropologia do Campus Serra da Capivara, Natacha Simei Leal. Durante este semestre letivo, o Cena na Serra irá exibir outros quatro filmes. As apresentações acontecem no Núcleo de Extensão da Univasf, nas noites de quinta-feira. Haverá uma exibição durante a XIII Mostra de Extensão, em data a ser divulgada posteriormente. A programação completa segue abaixo.

Os filmes apresentados são distribuídos pela Vitrine Filmes que concedeu, com autorização prévia dos diretores, parte do seu acervo para exibição no projeto. O Cena na Serra acontece desde fevereiro e conta com a participação de servidores e estudantes da Univasf, dos cursos de Antropologia e Arqueologia e Preservação Patrimonial, e do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Cronograma de exibição da temporada 2018.2:

22/11/18 – Califórnia /Marina Person (2015)

7 a 9/12/18 (Mostra de Extensão da Univasf/Horário a definir) – Baronesa / Juliana Antunes (2017)

24/01/19 – Los Territorios / Ivan Granovsky (2017)

07/02/19 – Paraíso Perdido / Monique Gardenberg (2018)

21/02/19 – Alguma Coisa Assim / Esmir Filho e Mariana Bastos (2017)