Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Cena na Serra promove Mostra Virtual de Cinema "Conflitos, Memórias, Saberes”

publicado: 08/03/2021 15h52 última modificação: 08/03/2021 15h52
Layla Shasta

O projeto de extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Cena na Serra – Cinema em Ação, vinculado ao Colegiado de Antropologia, promoverá, de forma on-line e gratuita, a Mostra Virtual de Cinema "Conflitos, Memórias, Saberes", com exibição de filmes nacionais premiados. A Mostra realizará, ainda, debates com pesquisadores de diferentes regiões do Brasil sobre os filmes exibidos. Com transmissão dos longas-metragens através da plataforma Vimeo e debates via Instagram, o evento acontece entre os dias 25 de março e 17 de junho e é aberto para todo o país. Para participar, os interessados devem realizar cadastro on-line.

O cadastro pode ser feito através de formulário on-line, até o último dia de cine-debate. Os inscritos receberão, por e-mail, os links para acessar as transmissões dos filmes, disponíveis por cerca de 48 horas antes de cada debate. Os debates serão realizados no Instagram do Cena na Serra, sempre às quintas-feiras, a partir das 20h. A participação será certificada e as inscrições garantem acesso a todas as obras disponíveis durante o período da Mostra. A programação será exibida mensalmente e tem início com o filme “Histórias que só Existem Quando Lembradas”, dirigido por Julia Murat. O debate sobre a obra acontece no dia 25 de março e contará com a participação da pesquisadora Jaqueline Sousa, do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Ao todo serão exibidos quatro longas-metragens. Além do filme de Julia Murat, a Mostra conta com os longas-metragens “Rifle”, de David Pretto, a ser debatido no dia 22 de abril; Pela Janela, de Caroline Leone, no dia 20 de maio; e Ventos de Agosto, de Gabriel Mascaro, com debate marcado para o dia 17 de junho. Participarão das conversas as pesquisadoras Graciella Froehlic, da Universidade de Brasília (UNB); Sabrina Aréco, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); e Karina Coelho, da Universidade de São Paulo (USP).

Esta é a segunda edição do projeto em formato on-line, que desde 2018 acontece no Campus Serra da Capivara da Univasf, em São Raimundo Nonato (PI). A docente do Colegiado de Antropologia e coordenadora da ação, Natacha Leal, conta que a nova experiência tem possibilitado uma democratização ainda maior da ação, que é aberta a toda a comunidade.

“Este formato, além de permitir a participação de um público que não é de São Raimundo Nonato, tem viabilizado a presença de pesquisadores de várias partes do país, convidados porque trabalham ou trabalharam com temas afins aos filmes em suas pesquisas. Assim, foi uma oportunidade de debatermos duas coisas que gostamos muito no Cena: Cinema e Antropologia”, conclui a professora.

Com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Univasf e parceria com a distribuidora Vitrine Filmes, o “Cena na Serra – Cinema em Ação” tem o objetivo de promover um cineclube com sessões e debates quinzenais, em São Raimundo Nonato (PI). Devido à pandemia de Covid-19, o projeto adaptou-se ao formato virtual para manter as atividades.

Debates da Mostra Virtual de Cinema - Conflitos, Memórias, Saberes:

25 de Março – “Histórias que só Existem Quando Lembradas”; debate com Jaqueline Sousa, do IFPI;

22 de Abril – Rifle; debate com Graciella Froehlic, da UNB;

20 de maio – Pela Janela; debate com Sabrina Aréco, da UEMA;

17 de junho – Ventos de Agosto; debate com Karina Coelho, da USP.