Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Com-Vida da Univasf promove Grupo de Apoio para Familiares de Pacientes Oncológicos

publicado: 14/06/2023 11h25 última modificação: 14/06/2023 11h26
Nicole Muniz

Oferecer um espaço de acolhimento e escuta, devido às necessidades e mudanças que um diagnóstico e tratamento causam na vida do paciente com câncer e de sua rede de apoio. Esse é o objetivo do Grupo de Apoio para Familiares de Pacientes Oncológicos do Projeto de Extensão Com - Vida da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Os encontros serão realizados, de forma gratuita, quinzenalmente, às quartas-feiras, na sala azul do Campus Sede, em Petrolina (PE). O primeiro encontro será promovido hoje (14), às 17h.

As inscrições para participar do grupo podem ser feitas através dos telefones (88) 99472-6320 e (87) 98826-4704, seja por ligação ou mensagem pelo whatsapp, ou na página do projeto no Instagram. Os encontros terão duração de duas horas e são uma oportunidade terapêutica onde os participantes poderão compartilhar experiências e construir vínculos com outras pessoas que passam pela mesma situação.

O Projeto de Extensão Com – Vida, que faz parte da Liga Acadêmica de Oncologia, possui duas ações que consistem em grupos de apoio para os pacientes e outros para os familiares ou cuidadores, ambos também afetados pelo tratamento. A criação do grupo de apoio para familiares surgiu após alunos de psicologia notarem a precariedade dos espaços de cuidados voltados para os familiares dos pacientes.

Segundo Williane Viana, discente do curso de Psicologia da Univasf e voluntária no projeto, um grupo de apoio específico para os familiares é uma forma de estender o suporte à comunidade. “Oferecer apoio e cuidado aos cuidadores facilita a qualidade de vida dos pacientes, já que a família também precisa desses espaços, pois o enfrentamento do câncer envolve toda a rede que o paciente tem vinculação” afirma.

O Projeto de Extensão Com - Vida, sob a coordenação da professora Samella Vieira do Colegiado de Psicologia da Univasf, tem como intuito promover a qualidade de vida a pacientes oncológicos do Vale do São Francisco e seus familiares, através do apoio psicológico oferecido pelos participantes do projeto. Dentre as ações do projeto está a realização de grupos de apoio e psicoeducação para familiares, cuidadores e pacientes.