Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto da Univasf ajuda estudantes de ensino médio a escolher curso de graduação

publicado: 05/04/2021 15h16 última modificação: 05/04/2021 15h16
Layla Shasta

Durante o ensino médio, é comum que os estudantes sofram com incertezas sobre o curso universitário e a carreira que irão escolher para atuar no futuro. Diante da importância dessa decisão, o projeto Conhecer Mais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) elaborou uma série de vídeos informativos sobre diferentes profissões, com o objetivo de auxiliar os estudantes a realizar escolhas profissionais de forma mais segura. Os vídeos apresentam bate-papos com profissionais de diferentes áreas sobre temas como os percursos de suas carreiras e o processo de escolha, além de informações sobre as principais perspectivas profissionais e o mercado de trabalho de cada profissão. Todos os vídeos estão disponíveis para acesso no canal do Ceppsi no YouTube.

O projeto é uma atividade de estágio profissionalizante em Psicologia, realizada no âmbito do Centro de Práticas e Estudos em Psicologia (Ceppsi), em parceria com o Núcleo de Cuidado ao Estudante Universitário do Semiárido (Nuceu) da Univasf. A ação foi elaborada como estágio da discente do curso de Psicologia Victoria Duarte, sob orientação da docente do Colegiado de Psicologia Virgínia Passos. O Conhecer Mais publicou cinco vídeos, divididos nas grandes áreas de Humanas, Saúde e Exatas. Ao todo, participaram 13 profissionais, incluindo egressos de cursos da Univasf, que apresentam os campos de Psicologia, Medicina Veterinária, Educação Física, Direito, Serviço Social, Medicina, Nutrição, Jornalismo, Arqueologia, Administração e Engenharias de Produção, Elétrica, Agrícola e Ambiental.

Com a aproximação do período de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021, que abre nesta terça-feira (6), a decisão por qual carreira seguir se torna ainda mais urgente para muitos estudantes. De acordo com a professora Virgínia, ter contato com profissionais, conforme o Conhecer Mais possibilita, é importante para evitar escolhas a partir de visões superficiais e, consequentemente, pouco fundamentadas das profissões, favorecendo um ingresso mais tranquilo no ensino superior. Além disso, ela afirma que proporcionar uma escolha profissional mais consistente, a partir de acesso a informações, é um ato de cuidado com o estudante ingressante.

O Centro de Práticas e Estudos em Psicologia da Univasf foi criado em 2009 e recebe usuários diversos que necessitem de acompanhamento psicológico, bem como tem o objetivo de oferecer aos estudantes de Psicologia um espaço para desenvolver aprendizado atendendo às variadas demandas da sociedade. Tradicionalmente, o Ceppsi oferta serviços de Orientação Profissional individual e em grupo para estudantes do Ensino Médio, como atividade de estágio em Psicologia, de maneira presencial. Assim, o projeto Conhecer Mais foi elaborado diante das limitações impostas pela pandemia do novo Coronavírus, sendo uma adaptação para projeto virtual com o intuito de manter o auxílio aos discentes secundaristas.