Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de extensão “São Raimundo nos Astros” exibirá documentário e promoverá observação celeste

publicado: 28/03/2017 16h19 última modificação: 28/03/2017 16h26
Lucas Sobreira

Disseminar conhecimentos sobre Astronomia entre a população é um dos objetivos do projeto de extensão São Raimundo nos Astros, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O novo projeto promoverá atividades de observação celeste e exibição de filmes e documentários em São Raimundo Nonato (PI). A primeira ação será realizada amanhã (29) no “Astro.docs”, com a exibição do documentário "A Origem e Importância da Lua", no Núcleo de Extensão da Univasf, no Centro da cidade, a partir das 16h30. A sessão é gratuita e aberta a toda a comunidade.

Segundo o coordenador do projeto, o professor do Colegiado de Ciências da Natureza do Campus Serra da Capivara, Caio Correia, o documentário explica as teorias mais aceitas acerca da origem da Lua e de sua importância para o equilíbrio do clima e da vida na Terra. No final da sessão, o público poderá fazer questionamentos sobre o conteúdo do documentário.

Outra ação do projeto será o “Telescópio na Praça”, que terá sua primeira edição neste domingo (2), na praça da Catedral, em frente à Igreja Matriz no Centro de São Raimundo Nonato, das 18h30 às 20h. Será disponibilizado o telescópio da Univasf para que as pessoas possam observar a Lua e suas crateras. A atividade também é gratuita e aberta à população.

As sessões de observação celeste do "Telescópio na Praça" deverão ocorrer a cada quatro ou cinco semanas, em um domingo que anteceda a fase de Lua cheia, época em que a observação das crateras e montanhas lunares é mais favorecida. Cada edição ocorrerá em uma praça diferente da cidade. As sessões do “Astro.docs” serão realizadas quinzenalmente, com a apresentação de um documentário ou filme relacionado à Astronomia.

“Além de levar mais conhecimento à população sobre Astronomia, através das nossas sessões e observações celestes pretendemos despertar nos estudantes da educação básica o interesse por essa área”, afirma o professor Caio Correia. O projeto também tem o objetivo de inscrever escolas da cidade na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Os interessados em acompanhar as atividades do projeto São Raimundo nos Astros podem seguir seu perfil no Instagram: @SRNastronomia. O projeto conta com a participação de um estudante bolsista, três volutuários do curso de Ciências da Natureza e alguns colaboradores externos.