Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de extensão Cena na Serra promove Mostra Virtual de Cinema

Projeto de extensão Cena na Serra promove Mostra Virtual de Cinema

publicado: 15/09/2020 15h16 última modificação: 15/09/2020 15h16
Layla Shasta

Enquanto as exibições de filmes para grandes públicos estão interrompidas no país devido à pandemia de Covid-19, o projeto de extensão Cena na Serra – Cinema em Ação, vinculado ao Colegiado de Antropologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), optou por levar o cinema até a casa de cada espectador. O projeto irá promover, entre os dias 24 de setembro e 3 de dezembro, a “Mostra Virtual de Cinema - Corpos, Políticas, Territórios”, que realizará a exibição de quatro documentários, através da plataforma Vimeo, e promoverá debates online sobre as obras cinematográficas, com a participação de antropólogos de diferentes locais do Brasil. As inscrições para a atividade são gratuitas e estão abertas até domingo (20).

Os interessados em participar podem realizar inscrição através de formulário online. Os inscritos receberão, por e-mail, os links para acessar as transmissões dos filmes cerca de 48 horas antes de cada debate. Os debates serão realizados no Instagram do Cena na Serra, sempre a partir das 20h. A programação da Mostra terá início no dia 24 de setembro com exibição do documentário “Camocim”, dirigido por Quentin Delaroche.

O longa-metragem conta a história de uma jovem tentando organizar uma campanha honesta durante as eleições municipais de uma cidade do interior de Pernambuco, tomada pela euforia política. Durante este processo, ela vivencia as dificuldades de participar de uma disputa marcada por hierarquias e clientelismo. Para este primeiro cine-debate foi convidado o professor Jorge Luan Teixeira, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e pesquisador do Núcleo de Antropologia da Política (Nuap) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Os debates sobre os demais filmes serão realizados mensalmente, até dezembro. No dia 15 de outubro, haverá discussão com participação da docente Thais Mantovanelli, do Instituto Socioambiental (ISA), sobre o filme “Taego Ãwa”, dirigido por Henrique e Marcela Borela. Em 12 de novembro, o debate é voltado ao documentário “Um dia para Susana”, de Giovanna Giovanini e Rodrigo Boecker, e o convidado para o diálogo é professor Giancarlo Machado, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes-MG). Já no dia 3 de dezembro, finalizando a programação, será discutido com o docente Carlos Filadelfo, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o longa-metragem “Um lugar ao sol”, dirigido por Gabriel Mascaro. Todas as lives do cine-debate serão mediadas pela docente do Colegiado de Antropologia da Univasf e coordenadora do projeto de extensão Natacha Leal.

Com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Univasf e parceria com a distribuidora Vitrine Filmes, o “Cena na Serra – Cinema em Ação” tem o objetivo de promover um cineclube com sessões e debates quinzenais, em São Raimundo Nonato (PI). Devido à pandemia de Covid-19, o projeto adaptou-se ao formato virtual para manter as atividades. Segundo a professora Natacha, a importância de realizar o projeto em tempos de pandemia está ligada à relevância do papel da arte no cotidiano das pessoas neste momento de isolamento social e em promover a união desta área, especificamente o cinema, com os estudos e reflexões da antropologia.

Debates da Mostra Virtual de Cinema - Corpos, Políticas, Territórios:

24 de setembro de 2020 – Camocim

15 de outubro de 2020 – Taego Ãwa