Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de extensão da Univasf Cena na Serra exibirá nesta quinta-feira (24) o documentário ‘Los Territorios’

publicado: 24/01/2019 11h59 última modificação: 24/01/2019 11h59
Jaislane Ribeiro

O Colegiado de Antropologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) reiniciará, nesta quinta-feira (24), mais uma edição do projeto de extensão Cena na Serra – Cinema em Ação, com a apresentação do documentário ‘Los Territorios’, do diretor Ivan Granovsky. A exibição será realizada às 19h, no Núcleo de Extensão da Univasf, no Centro de São Raimundo Nonato (PI). A atividade é gratuita e aberta a toda a comunidade.

O documentário ‘Los territorios’ tem como protagonista Ivan Granovsky, diretor do filme. Depois do ataque ao jornal Charlie Hebdo em Paris, Ivan, filho de um jornalista argentino, embarca em uma jornada perseguindo diferentes eventos e conflitos geopolíticos ao redor do mundo. Um dos cenários retratados na produção audiovisual foi o contexto político do Brasil em 2016, as manifestações pró e contra impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Lançado em 2018, ‘Los territorios’ conquistou prêmios e participou de alguns festivais como: Festival Internacional de Rotterdam, Holanda 2017; Festival de Cartagena, Colômbia 2017 – Prêmio Especial do Júri Viennale; Festival Internacional de Viena, Áustria 2017 – BAFICI; Festival Internacional de Buenos Aires, Argentina 2017; Festival Del Nuevo Cine Latinoamericano de la Habana, Cuba, 2017; Festival do Rio, Brasil, 2017; Festival Internacional de Cine Del Desierto, México, 2017; Festival de Cine Latinoamericano de Quito, Equador, 2017; Santiago Festival Internacional de Cine, Chile, 2017; Festival International du Film Independant de Bordeaux, França, 2017; Rencontres Internationales du Documentaire de Montreal, Canadá, 2017; Festival Internacional de Cine de Medellín, Colômbia, 2017.

O projeto de extensão Cena na Serra - Cinema em Ação tem o intuito de promover a discussão de produções audiovisuais sobre temáticas relevantes para a população. A atividade é coordenada pela professora do Colegiado de Antropologia Natacha Simei Leal. A iniciativa conta com a participação de estudantes dos cursos de Antropologia e Arqueologia e Preservação Patrimonial do Campus Serra da Capivara da Univasf. Os filmes são distribuídos pela Vitrine Filmes que concedeu, com autorização prévia dos diretores, parte do seu acervo para exibição no projeto. Confira abaixo as próximas exibições do projeto.

Cronograma de exibição da temporada 2018.2:

07/02/19 – Paraíso Perdido / Monique Gardenberg (2018)

21/02/19 – Alguma Coisa Assim / Esmir Filho e Mariana Bastos (2017)