Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de extensão da Univasf pretende levar unidade móvel com serviços diversos a agricultores familiares

publicado: 09/09/2021 17h13 última modificação: 09/09/2021 17h13
Renata Freitas

Um projeto de extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) pretende levar serviços, capacitações, certificações e transferência de tecnologia a agricultores familiares de diversos municípios do sertão pernambucano, por meio de uma unidade móvel. O Agrotec Sertão visa melhorar a renda e a qualidade de vida das comunidades rurais e deve iniciar as atividades em 2022. O projeto está em fase de elaboração e busca parceiros na Univasf e em outras instituições de ensino, pesquisa e extensão rural para atuar no planejamento e na execução das ações.

De acordo com o coordenador do Agrotec Sertão, o professor do Colegiado de Zootecnia (CZOO) Anderson Miranda de Souza, o processo para aquisição da unidade móvel já está em andamento. A iniciativa conta com R$ 500 mil em recursos provenientes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que é uma das parceiras do Agrotec Sertão, junto com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A expectativa é que a unidade móvel seja entregue à Univasf até o final deste ano.

Miranda informa que o projeto tem proposta multidisciplinar, envolvendo outras ações simultâneas como serviços relacionados a regularização de imóveis rurais, serviços de saúde, vacinação animal, serviços ambientais, educação sanitária e ambiental. As ações serão realizadas em parceria com prefeituras e outras instituições e são voltadas a associações, cooperativas, agricultores familiares e grupos não formais de agricultores rurais. “A expectativa é capacitar 500 agricultores e realizar 2 mil serviços durante os dois anos de duração do projeto”, diz o coordenador.

Ele destaca que o projeto está aberto à participação de estudantes, docentes e técnico-administrativos (TAEs) da Univasf, assim como de outros órgãos e instituições que tenham interesse em contribuir com a proposta. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail anderson.souza@univasf.edu.br.