Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de extensão da Univasf promoverá observação do céu amanhã (24) em Senhor do Bonfim

publicado: 23/02/2018 14h22 última modificação: 23/02/2018 14h22
Mônica Santos

O projeto de extensão Olha pro Céu, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), consiste em visitar comunidades rurais da região de Senhor do Bonfim para apresentar a temática da Astronomia. Amanhã (24) haverá a realização de um encontro do projeto, que vai acontecer no distrito bonfinense de Missão do Sahy. O evento será realizado na praça da igreja do distrito, a partir das 18h30, e é aberto para toda a comunidade.

O projeto consiste na exibição de filmes, discussão, análise do céu com um telescópio e a realização de dinâmicas. Haverá a exibição e debate do filme Guardiões da galáxia, um jogo de perguntas e respostas sobre astronomia e a montagem de uma maquete do sistema solar, que foi feita por estudantes do projeto. O projeto existe desde 2016, conta com oito estudantes do curso de Ciências da Natureza e este é o quinto encontro.

A Univasf disponibilizou um veículo para o transporte dos estudantes interessados em participar da ação. O carro sairá do Campus Senhor do Bonfim, amanhã, às 17h30 em direção à comunidade. O evento é aberto para toda comunidade rural, mas, de acordo com Letícia Maria Oliveira, professora do Colegiado de Ciências da Natureza e coordenadora do projeto, costuma chamar mais a atenção das crianças.

De acordo com Letícia, a ideia surgiu com o objetivo de despertar o gosto pela Astronomia, por meio da apresentação desse tipo de conhecimento científico para as populações rurais. “As pessoas mais antigas das comunidades rurais sempre viram as questões meteorológicas, por exemplo, olhando para o céu e esse é um conhecimento que está sendo perdido. Por isso, pretendemos levantar discussões e incentivar o interesse nessa área”, afirma a professora.