Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto do Núcleo de Inovação Tecnológica debaterá temáticas sobre inovação em série de lives

Notícias

Projeto do Núcleo de Inovação Tecnológica debaterá temáticas sobre inovação em série de lives

publicado: 12/02/2021 16h01 última modificação: 12/02/2021 16h01
Renata Freitas

O Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) dará início, na próxima quinta-feira (18), ao projeto Vale Inovar, uma série de lives que tem o propósito de disseminar a cultura da inovação entre a comunidade acadêmica e em toda a região. A primeira live irá tratar do tema “Universidade Empreendedora - negócios saindo da bancada” e será transmitida a partir das 19h, por meio do canal UNIVASF Inova no YouTube. O evento contará com tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O convidado da edição de lançamento do projeto é Daniel Emerge, diretor da Emerge, uma consultoria de inovação especializada em transferir tecnologia da bancada para o mercado. Ele é advogado formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestre e pesquisador pela Universidade de São Paulo (USP). Emerge é idealizador do primeiro Ranking Universitário Empreendedor e coordenou a realização de sua primeira edição.

De acordo com a diretora do NIT, professora Michely Diniz, a iniciativa visa motivar a comunidade acadêmica a pensar em inovação, valorizando as colaborações e a responsabilidade na geração de novas tecnologias que contribuam para melhorar a qualidade de vida e o meio ambiente. “Temos pesquisadores competentes. Sabemos que produzimos ótimas tecnologias. Mas ainda temos algumas dificuldades em como colocar isso no mercado, em como empreender. Então, temos que falar mais sobre as estratégias para que isso se torne realidade”, afirma.

O projeto Vale Inovar conta com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) e do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Univasf. As lives serão realizadas nas duas últimas quintas-feiras de cada mês, sempre pelo canal UNIVASF Inova, com a participação de especialistas em Inovação. Para receber certificado de participação os interessados podem se inscrever pelo Sistema de Gestão de Eventos (SGE) da Univasf.

A professora Michely adianta que diversas temáticas serão abordadas ao longo do projeto, entre as quais patentes, marcas, direito autoral, indicação geográfica, desenho industrial e parcerias com empresas. “Falar de Inovação na Universidade é criar uma cultura e um ambiente motivado ao crescimento e à liderança. Inovar na prática ainda é um desafio, pois requer mudar mentalidades, repensar conceitos, questionar o tradicional. Mas queremos gradativamente incutir a inovação no DNA da Univasf”, destaca.